quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

hamburger de falafel


Falafel sempre ficava na minha lista de desejos para preparar, mas deixava pra lá por um motivo ou outro, até que um dia experimentei um wrap de falafel num restaurante árabe e eu não parava de falar - com a boca cheia - como aquilo era maravilhoso! Achei que adorei o falafel naquela ocasião porque estava especialmente faminta, mas repeti na semana seguinte e o sabor de alegria foi o mesmo. E logo tratei de catar receitas para testar em casa e escolhi este hambuger como o primeiro, porque foi também a primeira vez que comi hamburger vegetariano - tenho um pé atrás com a ideia, pra mim soa como "bacon vegetariano", ou algo assim. Bom, o hambuger é uma delícia, com o mesmo sabor do falafel do restaurante, acho que acertei na primeira vez. Só esqueci de colocar fermento em pó e não sei que efeito teria no resultado, só fazendo de novo, o que não será difícil. Receita do Cooking at Home.

falafel: 
1½ xícara grão-de-bico cru
1 cebola, picada
2 dentes de alho, picados
1 xícara salsinha
1 colher (chá) cominho em pó
sal a gosto
1 colher (chá) fermento em pó
pitada de pimenta calabresa

montagem:
6 pães de hambuger
1 tomate grande, cortado em 6 rodelas
½ cebola, finamente fatiada
alface
3 colheres (sopa) maionese + 2 colheres (chá) tahine

Para o falafel, coloque o grão-de-bico numa panela com água e sal e cozinhe até ficar macio, mas ainda duro no meio (deixei o grão-de-bico de molho por uns 30 minutos antes de cozinhar). Escorra e coloque no processador junto com a cebola, alho e salsinha, processe até virar um purê (ainda ficará grânulos de grão-de-bico). Retire do processador, misture o cominho, sal, fermento e pimenta. Molde 6 bolinhos em forma de hambuger e leve à geladeira por 30 minutos. Esquente óleo numa frigideira e frite aos poucos os bolinhos, cerca de 3 minutos de cada lado. Escorra em papel toalha antes de montar. Para a montagem eu gosto de tostar um pouco o pão aberto antes de tudo. Coloque o falafel sobre uma metade do pão, espalhe a maionese de tahine por cima, fatia de tomate, cebola e alface.
rende: 6 porções.

2 comentários:

  1. Nunca comi hamburguer de falafel mas parece uma sugestão perfeita para variar dos hamburgueres de carne! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá Tati,
    é tão bom essa sensação de provarmos algo e de boca cheia estarmos a amar cada pedaço e a falar de como é bom!
    Gosto muito de falafel e adoro hamburgers vegetarianos (tens de experimentar versões caseiras, com feijão, beterraba, batata doce, quinoa, vais adorar, nada a ver com coisas de compra e processadas).
    Adorei esta versão, beijinho.

    ResponderExcluir