3.12.15

torta de frango e alho-poró


Acho que acontece com todo mundo que gosta de cozinhar, há períodos de altos e baixos. Atualmente vivo minha fase de altas na cozinha, procurar receitas diferentes, fuçar livros, sites até encontrar algo que agrade o paladar e contemple o que eu tenho na despensa (semana passada fiz um macarrão com pimentão assado e ovo frito que foi sucesso absoluto). Aproveito essas fases para estender o repertório de receitas que agradam o povo daqui de casa, já que eu sou a única que come praticamente de tudo (exceto buchada e feijão carioca). E numa dessas fases de boa maré achei esta receita (o livro estava a vista porque ainda vou fazer um bolo de banana que promete ser genial), tinha um pacote de massa folhada no freezer que não tinha manteiga na composição, o que me deixou mais feliz para fazer uma versão lac free da torta, para a Clara, mas ela não quis saber de experimentar, e mesmo sem todo o leite, manteiga, queijo que pede na receita e eu omiti, ficou deliciosa e entrou para cardápio caseiro daqui.

700g coxa e sobre-coxa de frango
½ cebola, descascada
1 folha de louro
8 bolinhas de pimenta-do-reino
2 colheres (sopa) manteiga (coloquei azeite)
6 tiras de bacon
2 alho-porós, picados finamente em rodelas
2 colheres (sopa) farinha de trigo
3 colheres (chá) mostarda de Dijon
1 pacote de massa folhada
1 ovo, para pincelar
queijo parmesão (não utilizei)

Esfregue um pouco de sal no frango. Numa panela grande, disponha as peças do frango, cebola, louro e pimenta-do-reino, cubra tudo com água (na receita original pede leite), deixe levantar fervura, coloque em fogo baixo, deixe a panela semi-tampada e cozinhe por meia hora. Retire os pedaços de frango, espere esfriar e desfie, mantenha o líquido do cozimento. Pré-aqueça o forno a 220ºC. Em outra panela aqueça o azeite e coloque o bacon cortado em pedacinhos, deixe fritar, mas não dourar, só até ficar translúcido. Em seguida coloque o alho-poró já fatiado e lavado, mexa bem e deixe em fogo baixo até amolecer. Coloque a farinha de trigo, misture bem, e vá adicionando aos poucos o líquido do cozimento do frango, até formar uma pastinha. Junte o frango, mostarda, sal e pimenta-do-reino, misture bem, deixe uns minutinhos do fogo e desligue. Em uma assadeira polvilhada com farinha* estenda metade da massa folhada - cortada em forma de retângulo - espalhe o recheio, deixando espaço nas bordas, pincele com o ovo batido as bordas e cubra com o restante da massa, sele bem as duas massas para o recheio não escapar. Pincele com o ovo toda a superfície da massa, faça um furo na massa, se usar o parmesão espalhe por cima e leve ao forno até dourar (usei o grill do forno no final para ficar mais douradinha).
 *sugiro colocar papel manteiga na assadeira, a minha torta grudou um pouco.

4 comments:

  1. Frango é das minhas carnes preferidas, logo esta deliciosa torta me agrada.

    ReplyDelete
  2. Humm, parece que a torta ficou bem deliciosa mesmo!
    Eu até faço feijão carioca, mas tb não sou muito fã não.
    Bjs

    ReplyDelete
  3. Ha ha, parece que estou em um desses períodos, no momento em baixa, já estraguei algumas comidinhas nos últimos 30 dias. Sua torta tem um ótimo aspecto, bem recheada e saborosa!
    Bjs

    ReplyDelete