11.11.15

curry de peixe e leite de coco


Na maior parte do tempo a Clara é uma criança bem humorada e independente, mas não sei o que houve ontem que desde a hora do banho ela ficou tomada por uma irritação e mau humor (eu sei, são os terrible twos!), isso durou um bom tempo e com ela demandando minha atenção o tempo inteiro. Eu já estava meio desesperada porque tinha uma bandeja de peixe descongelado sobre a pia, hora do jantar chegando e nenhuma ideia do que fazer com ele (minha ideia já era voltar para a geladeira e pedir pizza). Finalmente a Clara foi se acalmando, e eu pude pegar o celular e procurar alguma coisa no EYB, achei este curry, prometia ser rápido de preparar e enquanto a pequena concordou em assistir televisão no meu quarto eu corri para a cozinha. O resultado não podia ser melhor! Eu preparo curries constantemente, mas este foi acima da média, bem suave e cheio de sabores, nos esbaldamos de comer. A Clara não gosta de nenhum tipo de peixe (eu me mantenho firme em sempre oferecer e não acostumá-la a ter cardápio separado porque aqui não é restaurante à la carte) mas comeu bem o arroz basmati com o delicioso molho de leite de coco. Receita um pouco adaptada deste ótimo livro.

1 cebola média, picada
3 colheres (sopas) óleo - usei de coco
2 colheres (sopa) gengibre picadinho
2 dentes de alho, picadinhos
1 colher (chá) curry em pó
½ colher (chá) cúrcuma
2 tomates grandes, cortados em quatro
300ml leite de coco diluído em 100ml de água
500g filés de peixe branco (usei Saint Peter)
1 limão, para servir
arroz basmati para servir 

Numa panela grande coloque a cebola e o óleo e deixe fritar, em fogo baixo, até ficar transparente, cerca de 8-10 minutos. Em seguida junte o gengibre e alho, frite por uns 3 minutos, misturando bem, coloque o curry, cúrcuma, mexa. Coloque os tomates, leite de coco, misture e deixe cozinhar até borbulhar e engrossar um pouco, por fim coloque os pedaços do peixe, acerte o sal, tampe a panela e deixe cozinhar por 8 minutos. Sirva com arroz e um pouco de limão espremido.
serve: 4

3 comments:

  1. deve ter um sabor tão bom, deve estar mesmo apetitoso.


    O Cantinho dos Gulosos

    ReplyDelete
  2. Hunnn que diliiiii!

    Nunca comi, me deu mta vontade ;)

    Bjinhusss

    ReplyDelete
  3. Oi Tatiane, deliciosa sugestão, minha nova cunhadinha não come carne vermelha, tenho que aprender novas opções pois sempre me visitam...ainda bem que somos ecléticos, rs, levo sua receita para provar!
    Bjs

    ReplyDelete