11.11.15

curry de peixe e leite de coco


Na maior parte do tempo a Clara é uma criança bem humorada e independente, mas não sei o que houve ontem que desde a hora do banho ela ficou tomada por uma irritação e mau humor (eu sei, são os terrible twos!), isso durou um bom tempo e com ela demandando minha atenção o tempo inteiro. Eu já estava meio desesperada porque tinha uma bandeja de peixe descongelado sobre a pia, hora do jantar chegando e nenhuma ideia do que fazer com ele (minha ideia já era voltar para a geladeira e pedir pizza). Finalmente a Clara foi se acalmando, e eu pude pegar o celular e procurar alguma coisa no EYB, achei este curry, prometia ser rápido de preparar e enquanto a pequena concordou em assistir televisão no meu quarto eu corri para a cozinha. O resultado não podia ser melhor! Eu preparo curries constantemente, mas este foi acima da média, bem suave e cheio de sabores, nos esbaldamos de comer. A Clara não gosta de nenhum tipo de peixe (eu me mantenho firme em sempre oferecer e não acostumá-la a ter cardápio separado porque aqui não é restaurante à la carte) mas comeu bem o arroz basmati com o delicioso molho de leite de coco. Receita um pouco adaptada deste ótimo livro.

1 cebola média, picada
3 colheres (sopas) óleo - usei de coco
2 colheres (sopa) gengibre picadinho
2 dentes de alho, picadinhos
1 colher (chá) curry em pó
½ colher (chá) cúrcuma
2 tomates grandes, cortados em quatro
300ml leite de coco diluído em 100ml de água
500g filés de peixe branco (usei Saint Peter)
1 limão, para servir
arroz basmati para servir 

Numa panela grande coloque a cebola e o óleo e deixe fritar, em fogo baixo, até ficar transparente, cerca de 8-10 minutos. Em seguida junte o gengibre e alho, frite por uns 3 minutos, misturando bem, coloque o curry, cúrcuma, mexa. Coloque os tomates, leite de coco, misture e deixe cozinhar até borbulhar e engrossar um pouco, por fim coloque os pedaços do peixe, acerte o sal, tampe a panela e deixe cozinhar por 8 minutos. Sirva com arroz e um pouco de limão espremido.
serve: 4