quinta-feira, 19 de novembro de 2015

aveia instantânea


Semanas atrás comprei aquele pacotinho da Nesfit de aveia instantânea. Geralmente eu leio rótulos quando quero experimentar algo novo (a maioria volta para a prateleira), mas dessa vez estava com pressa e logo mandei pro carrinho. Chegando em casa, com mais calma fui ler a lista de ingredientes da tal aveia e vi que tinha mais farinha de trigo branca que aveia, mais açúcar e outros "antes" (aromatizante, anti-umectante...), lembrando que a ordem dos ingredientes do rótulo é decrescente, o que aparece em primeiro é que mais contém no produto. Ou seja, de fit não tinha nada, né? Mesmo assim experimentei a bagaça e aquilo só tinha gosto de açúcar, eu adoro aveia, mas nem parecia que tinha, e lá embaixo na embalagem, em letras miúdas, estava o "preparo para aveia". Mas temos sempre a tia Martha Stewart para dar uma opção mais honesta e numa revista Living antiga tinha um DIY de aveia instantânea e algumas sugestões de combinações para dar mais sabor e coisinhas nutritivas. Dá um pouquinho de trabalho para fazer (o mesmo que granola, talvez), porém compensa demais ter a aveia pronta, só misturar na água, ou leite.

4 xícaras aveia em flocos
½ xícara açúcar mascavo
1 xícara de uma mistura de sua preferência, a minha foi pecãs, damasco seco, semente de abóbora e uva passa.
Você pode usar quaisquer castanhas, sementes, frutas secas, coco ralado...

Coloque a aveia numa assadeira e leve ao forno por 15 minutos, ou até dourar, vá remexendo a aveia de vez em quando para tostar por igual. Espere esfriar e bata no processador até ficar grosseiramente moída (não deixe virar uma farinha muito fina). Numa tigela grande misture a aveia, açúcar e a mistura de sementes, castanhas e frutas. Guarde em pote hermético.
Misture com leite ou água, a quantidade de aveia dependerá de como você prefere a consistência. Aguarde 5 minutos antes de servir. Eu gosto com leite bem quente e mais grossinha ;)