19.11.15

aveia instantânea


Semanas atrás comprei aquele pacotinho da Nesfit de aveia instantânea. Geralmente eu leio rótulos quando quero experimentar algo novo (a maioria volta para a prateleira), mas dessa vez estava com pressa e logo mandei pro carrinho. Chegando em casa, com mais calma fui ler a lista de ingredientes da tal aveia e vi que tinha mais farinha de trigo branca que aveia, mais açúcar e outros "antes" (aromatizante, anti-umectante...), lembrando que a ordem dos ingredientes do rótulo é decrescente, o que aparece em primeiro é que mais contém no produto. Ou seja, de fit não tinha nada, né? Mesmo assim experimentei a bagaça e aquilo só tinha gosto de açúcar, eu adoro aveia, mas nem parecia que tinha, e lá embaixo na embalagem, em letras miúdas, estava o "preparo para aveia". Mas temos sempre a tia Martha Stewart para dar uma opção mais honesta e numa revista Living antiga tinha um DIY de aveia instantânea e algumas sugestões de combinações para dar mais sabor e coisinhas nutritivas. Dá um pouquinho de trabalho para fazer (o mesmo que granola, talvez), porém compensa demais ter a aveia pronta, só misturar na água, ou leite.

4 xícaras aveia em flocos
½ xícara açúcar mascavo
1 xícara de uma mistura de sua preferência, a minha foi pecãs, damasco seco, semente de abóbora e uva passa.
Você pode usar quaisquer castanhas, sementes, frutas secas, coco ralado...

Coloque a aveia numa assadeira e leve ao forno por 15 minutos, ou até dourar, vá remexendo a aveia de vez em quando para tostar por igual. Espere esfriar e bata no processador até ficar grosseiramente moída (não deixe virar uma farinha muito fina). Numa tigela grande misture a aveia, açúcar e a mistura de sementes, castanhas e frutas. Guarde em pote hermético.
Misture com leite ou água, a quantidade de aveia dependerá de como você prefere a consistência. Aguarde 5 minutos antes de servir. Eu gosto com leite bem quente e mais grossinha ;)

2 comments:

  1. Gostei muito da sua receita Tati, vou fazer aqui pra mim!!!! Eu tenho mania de comprar tudo que está escrito "Fit" no rótulo, e nunca leio embalagens, mas desde que baixei um aplicativo que conta calorias, o FatSecret descobri que 90% dos produtos que eu consumo contém muito sódio, eu quase não como doces porém adoro todo tipo de queijo, embutidos, biscoito salgado, pães, sopas prontas . . .

    ReplyDelete
  2. Muito bom!
    Eu ando de olho numa granola em pó do Jamie, que apesar de gostar do crocante de uma granola, fiquei curiosa com os usos que ele dá a esta em pó, até usa para panquecas.
    Sua aveia me fez lembrar essa receita e vou ter de fazer algo assim!
    Um beijinho.

    ReplyDelete