quinta-feira, 1 de outubro de 2015

bolachinhas de coco e passas (sem lactose)


Essa receita é para quem gosta de coco, tem óleo, farinha, flocos... e passas, que não tem nada a ver. Procurava uma receita simples e rápida de biscoitinhos para a Clara levar de lanche (a coitada leva banana com aveia e canela quase todos os dias da semana, digo que quando ela enjoar de banana será para o resto da vida). Ficaram bem gostosos, porém, é esfarelento e as passas dão uma umidade boa e casa muito bem com todo aquele sabor de coco. A farinha de coco pode ser substituída por farinha de trigo integral, eu usei de coco porque tinha em casa e não sabia muito bem o que fazer com ela, mas se fizer esta receita numa próxima vez dividiria a medida entre farinhas de coco e trigo. Receita daqui.

¾ xícara (125g) farinha de coco (ou farinha de trigo integral)
½ xícara (50g) aveia
½ xícara (50g) coco ralado
½ xícara (100g) uva-passa
xícara (75g) açúcar mascavo
¼ colher (chá) bicarbonato de sódio
9 colheres (sopa) - 125ml - óleo de coco
3 colheres (sopa) maple syrup (substituí por melado de cana)

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Numa tigela coloque a farinha, aveia, coco ralado, passas, açúcar e bicarbonato. Se necessário, derreta o óleo de coco e deixe esfriar até amornar, então misture o melado de cana e coloque na tigela dos ingredientes secos, misture bem. A massa vai parecer granulosa, mas vá misturando bem até o óleo absorver tudo. Faça bolinhas com a massa e coloque numa assadeira forrada com papel manteiga (ou tapetinho de silicone). Leve ao forno por 8-12min, depende do tamanho da bolachinha, ou até dourar. Deixe esfriar por uns 5 min e coloque numa gradinha para esfriar completamente.

4 comentários:

  1. Tatiane, pra mim parecem ótimos, adoro coco e passas, então tudo certo, ainda quero comprar farinha de coco para provar, embora tbm não saiba bem o que fazer com ela!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nunca usei farinha de coco, as bolachas ficaram bem tentadoras

    ResponderExcluir
  3. Oi, Tati,

    Ando muito fora da Internet, e vi agora que nesse tempo rolou bastante coisa por aqui, rsrs. Estas bolachinhas devem ser deliciosas, eu tenho farinha de coco, vou ver se dá para fazê-las (ando numa correria doida).

    Um beijo e boa noite

    ResponderExcluir
  4. Parecem deliciosas Tati,
    eu sou fã de coco e aveia, e adoro fazer bolachinhas.
    A sua menina vai adorar :) um beijinho.

    ResponderExcluir