sábado, 26 de setembro de 2015

pão de homus + homus


Quando eu fiz o pão de pesto lembro que dei de cara com a receita sem estar procurando por ela e adorei a ideia. O mesmo aconteceu com este pão, achei no mínimo intrigante colocar humus na massa de pão, ainda por cima sendo semi-integral. E logo corri botar em prática, fiz a receita de humus do livro, no blog tem outra receita de homus, mas preferi experimentar esta aqui por causa do cominho e achei que isso fez toda a diferença no pão. Fica um pão denso, mas não pesado, o que é bem interessante, durou bastante aqui em casa e fica ótimo para sanduíches. Receita daqui.

½ xícara leite morno
¼ xícara suco de laranja
1 xícara homus (receita a seguir)
¼ xícara azeite
1 ovo grande
2 xícaras farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de trigo refinada
1 colher (chá) açúcar
xícara gergelim torrado
2 colheres (chá) fermento biológico seco

Misture todos os ingredientes e sove a massa até ficar macia e homogênea, cerca de 10 minutos de sova. Coloque a massa em uma tigela enfarinhada, cubra com papel filme, um pano de prato e coloque em lugar morno e sem ventilação por 1 hora. Unte uma forma de bolo inglês (20x10cm) e reserve. Coloque a massa sobre uma superfície levemente enfarinhada, retire o ar da massa, faça uma tora de 20 cm e coloque na forma, cubra novamente e deixe crescer no mesmo local, por mais 30 minutos, aproximadamente. Enquanto isso pré-aqueça o forno a 180ºC. Leve para assar por 35-40 minutos. Deixe esfriar por 30 min antes de fatiar o pão.



homus:
½ xícara tahine
2 colheres (sopa) suco de limão
1 colher (chá) sal
2 colheres (chá) cominho em pó
4 a 12 dentes de alho, a gosto
2 latas de grão-de-bico, mais ¾ xícara da água drenada - ou 240g grão-de-bico cozido

Coloque todos os ingredientes no processados de alimentos, adicione ½ xícara da água reservada, misture até ficar uma pasta, se necessário coloque mais água. Guarde na geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário