sábado, 12 de setembro de 2015

barrinha de granola


Tenho colecionado receitas de barrinhas e nunca coloco nenhuma em prática, e depois me arrependo por isso. É que mais de uma vez por semana eu preciso sair de casa sem tomar café da manhã e como qualquer porcaria na rua, aí queria algo caseiro e nutritivo para levar comigo. Até que decidi começar por essa, o que me animou a experimentar outras. Esta é uma granola básica e permite várias substituições de ingredientes, eu também fiz minhas substituições, basta respeitar as proporções. Receita desse lindo blog.

2 ½ xícaras aveia em flocos
½ xícara amêndoas picadas
xícara mel
¼ xícara manteiga
¼ xícara açúcar mascavo
pitada de sal
½ xícara cranberry seca (usei metade cereja e metade blueberry secas)
3 colheres (sopa) uva passa
¼ xícara + 2 colheres (sopa) gotas de chocolate

Forre uma forma quadrada de 20cm com papel manteiga. Numa tigela grande coloque a aveia e amêndoas, reserve. Numa panelinha leve para aquecer o mel, manteiga, açúcar e sal, quando levantar fervura deixe em fogo baixo por 1 min. Coloque essa calda quente na tigela grande, mexa muito bem, até tudo ficar envolvido pela mistura. Aguarde 5 min, então adicione as frutas secas, passas e ¼ xícara do chocolate, miture bem. Coloque tudo na forma preparada e aperte bem, para grudar, só assim a barrinha endurecer, por fim jogue o restante do chocolate. Leve à geladeira por 2-3horas, então corte e guarde num pote dentro da geladeira. Dura 1 semana.

4 comentários:

  1. Também gosto de ter coisas mais naturais na bolsa, mas sempre acabo me redendo só às frutas secas. Uma barrinha como essa cairia bem...
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Adoro barrinhas Tati!
    E é bem melhor andar com estas e uma peça de fruta na mala ao sair de casa.
    Devem ser deliciosas. Um beijinho.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá

    Gosto muito de barrinhas, esta é uma receita a reter.
    Beijinhos e boas bloguices

    ResponderExcluir