30.5.15

muffins integrais com manteiga de amendoim e chocolate


Eu sou daquelas que se vou passar algumas horas fora de casa indo de um lugar para o outro, logo preciso levar além da minha inseparável garrafinha de água, alguma coisinha para beliscar, umas bolachinhas, croutons caseiros e claro, muffins! São tão práticos para carregar, a gente não faz lambança para comer em público e são deliciosos. Esta receita achei enquanto procurava por granola, tinha exatamente a mesma medida de manteiga de amendoim - que parei de comer com pão e geleia. Ficaram ótimos, já logo congelei o restante para minha próxima saída.
Receita daqui.

2 ¼ xícaras farinha de trigo integral
1 colher (chá) bicarbonato de sódio
1 colher (chá) fermento em pó
pitada de sal
4 colheres (sopa) manteiga, temperatura ambiente
½ xícara açúcar mascavo - aperte na xícara para medir
¾ xícara manteiga de amendoim
1 ½ colher (chá) baunilha
2 ovos grandes
¾ xícara iogurte natural
1 xícara gotas de chocolate (opcional)

glacê (opcional e não usei)
¼ xícara manteiga de amendoim
3 colheres (sopa) açúcar de confeiteiro
¼ xícara creme de leite
amendoim tostado, picado

Misture a farinha, bicarbonato, fermento e sal. Numa tigela grande bata a manteiga com o açúcar até ficar cremoso, adicione a manteiga de amendoim, mexa até incorporar. Misture os ovos com a baunilha em separado. Coloque um terço da mistura de farinha na tigela, mexa até ficar úmido, em seguida coloque o iogurte, mexa até combinar, coloque o restante dos ingredientes secos. Por fim junte o chocolate, se estiver usando. Coloque a massa nas forminhas e leve em forno pré-aquecido a 180C por 23-25min, ou até um palito sair seco. Deixe esfriar completamente antes de colocar o glacê.
Glacê: misture a manteiga de amendoim e o açúcar de confeiteiro, coloque o creme de leite aos pouquinhos até ficar liso, espalhe sobre os muffins e por fim o amendoim picadinho.
rende: 12