26.3.15

pãezinhos de pesto


Dia desses estava vendo o programa da Rita Lobo sobre ervas frescas e logo lembrei que tinha um saquinho de manjericão na geladeira sem saber muito bem o que fazer com ele (eu vejo as ervas tão baratinhas que trago para casa sem pensar). Logo lembrei dessa receita, porque abri o livro pouco tempo atrás em busca de uma receita de bolo. Nunca cheguei a ler a receita, mas na minha cabeça era um enroladinho de pesto (tipo cinnamon rolls) - quem sabe, é uma ideia. Mas não, o pesto é incorporado à massa. Não tinha muito manjericão, o suficiente para meia receita. O resultado é um pãozinho delicioso, aromático, achei a ideia genial colocar pesto para fazer pão, e ainda deu para usar uma bolotinha já dura para fazer crouton. Receita daqui.

2 xícaras folhas de manjericão
¼ xícara azeite
¼ xícara queijo parmesão
4 dentes de alho, picadinhos
½ colher (chá) sal
1 xícara água morna
2 ¼ colheres (chá) fermento biológico seco
3 ¼ xícaras de farinha de trigo



No processador de alimentos coloque o manjericão, azeite, queijo e alho, bata tudo até virar uma pasta (eu precisei colocar um pouco mais de azeite) e reserve. Numa tigela grande coloque a água e fermento, misture, adicione ¼ xícara da farinha de trigo, mexa bem e deixe descansar por 10min, até espumar. Coloque o pesto, o restante da farinha e sal, sove a massa ligeiramente, por uns 2 min, cubra com papel filme e um pano de prato, deixe descansar por 20 min. Passado o tempo, sove a massa por uns 5 min (pode fazer na batedeira também), unte a tigela com óleo, coloque a massa, espalhe mais óleo sobre a massa e cubra novamente, agora deixe fermentar por 1hora. Numa superfície enfarinhada coloque a massa, aperte-a para retirar o ar, cubra novamente e deixe por mais 10-15min. Divida a massa em 8 partes iguais, faça bolinhas e coloque numa assadeira separadas uma das outras (eu fiz meia receita mas também dividi em 8, com pães bem pequenos). Cubra e deixe crescer por mais 35-45min. Faça cortes com uma tesoura, enfarinhe levemente. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 15-20min.

6 comments:

  1. Pesto + pão = morri! Amo! Que ideia fantástica!

    ReplyDelete
  2. adorei a ideia também bem original e deve ser super delicioso esses pães.


    O Cantinho dos Gulosos

    ReplyDelete
  3. Adoro pão com pesto, uma vez fiz e ficou tão bom!! Delicioso mesmo.
    Outra ideia é essa de fazer tipo cinnamon rolls e colocar queijo também no recheio.
    Que fome! Um beijinho.

    ReplyDelete
  4. Em qual momento entra o pesto?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Já corrigi a receita, o pesto entra junto com toda a farinha de trigo.

      Delete
  5. Tatiane, depois que experimentei pesto pela primeira vez, me apaixonei e receitas que o usem como ingrediente me chamam atenção de cara, adorei a sugestão! Os pãezinhos ficaram lindos, quero provar.
    Boa semana!

    ReplyDelete