quinta-feira, 19 de março de 2015

bolo de banana, nozes e quinua


Vocês sabem, bolo de banana é comigo mesma! Contei mais de 10 receitas diferentes aqui no blog, fora os muffins, que às vezes se assemelham muito aos bolos. Mas devo dizer que este é um dos melhores que já fiz, e fui muito despretensiosa quanto ao resultado, aquilo de sempre: bananas muito maduras sobrando, farinha de quinua esquecida e a obrigação moral de usar pela primeira vez um livro que comprei há quase três anos. Já imaginava que ficaria úmido pela combinação de bananas e nozes moídas, só não imaginava que ficaria tão fofinho - às vezes a banana pesa na massa, deixando um bolo mais denso, mas este ficou super levinho. Não sei dizer se foi a farinha de quinua que fez diferença, ou se fizer este bolo somente com farinha de trigo o resultado será o mesmo, só experimentando. Um tiquiho adaptado do Good to the Grain.

1 xícara farinha de trigo
½ xícara farinha de quinua
1 colher (sopa) fermento em pó
pitada de sal
1 xícara nozes moídas
½ xícara açúcar mascavo
½ xícara açúcar refinado
80g manteiga gelada
3 bananas maduras
2 ovos
1 colher (chá) baunilha
xícara iogurte natural
xerém de castanha-do-caju**

Unte e enfarinhe uma forma redonda de 23cm*. Peneire as farinhas, fermento e sal, acrescente as nozes, misture e reserve. Na batedeira coloque os açúcares e a manteiga, bata até virar um creme homogêneo (como a manteiga está gelada vai demorar um pouco mais para acontecer). Coloque as bananas (não precisa amassar previamente, a batedeira se encarrega), em seguida os ovos, um a um, deixando bater bem. Adicione a baunilha, iogurte e continue batendo. Aos poucos coloque a mistura de farinha e bata somente para incorporar. Coloque a massa na forma, nivele com uma colher e espalhe a castanha-do-caju picada. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 50-60min ou até um palito sair seco. Espere esfriar para desenformar.
*usei uma forma redonda alta de 20x7cm e forrei as laterais com papel manteiga para além da altura da forma, a massa cresceu bem.
**se preferir espalhe sobre a massa 1 xícara de nozes grosseiramente picadas, como na receita original.