domingo, 8 de março de 2015

bolo de coco



Marido vivia me pedindo bolo de coco, daqueles gelados, embrulhado cada fatia com papel alumínio, comum para quem viveu a infância nos anos 80. Eu nunca provei desse bolo porque quando criança não gostava nada que levasse coco, exceto o manjar de coco com calda de ameixa da minha mãe. Bom, voltando para o presente, eu fiquei imaginando um bolo de coco perfeito - para mim - e procurei algumas receitas, não achei nada que agradasse, e nessa altura já pensava que o bolo existia apenas na minha cabeça. Com um pouco de paciência e persistência consegui achar uma receita que materializasse o que tinha em mente. O bolo ficou delicioso, leve, aerado, só não ficou perfeito pela forma de bundt cake xexelenta que eu tenho e grudou boa parte na forma, esta foi praticamente a única fatia inteira que consegui. Mas o sabor dele vale muito compartilhar. Receita da Dorie.

2 xícaras farinha de trigo
1 colher (chá) fermento em pó
pitada de sal
4 ovos grandes
2 xícaras açúcar
2 colheres (chá) rum - opcional
1 colher (chá) baunilha
1 xícara leite de coco
50g manteiga
¾ xícara coco flocado

Peneire a farinha, bicarbonato e sal, reserve. Na batedeira coloque os ovos e açúcar e bata até ficar bem leve e claro, cerca de 4 minutos, em seguida adicione o rum e baunilha. Numa panelinha aqueça o leite de coco, quando estiver bem quente coloque a manteiga e deixe no fogo baixo até derreter, retire do fogo, reserve, mas mantenha aquecido. Coloque a farinha na batedeira, em velocidade baixa, em seguida adicione o coco, e por fim coloque a mistura de leite de coco. Coloque a massa numa forma redonda de furo no meio (cerca de 25cm de diâmetro) e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 50-60min.
atualizado: se desejar adicionar laranja, coloque o suco de meia laranja na mistura aquecida de leite de coco. E coloque raspas de ½ laranja junto com o açúcar, esfregue bem com os dedos, para soltar os aromas.

2 comentários:

  1. Adoro bolos de coco, essa fatia esta apetitosa
    Boa semana
    bj

    ResponderExcluir
  2. ficou mesmo fofinho e apetitosa a fatia :P


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderExcluir