25.9.14

salada caeser


Aqui perto de casa tem uma lanchonete - dessas hamburguerias tradicionais - que salva jantares quando estou muito cansada (um dos efeitos colaterais dos meus remédios é fadiga, não acontece todos os dias, felizmente). Semanas atrás troquei o acompanhamento de batata para esta salada, achava que era coisa mixa, queijo ralado de saquinho, nada disso, era deliciosa e tinha tudo o que deveria ter. Pronto, foi o suficiente para querer preparar, esperar o dia de sacolão e trazer cinco pés de alface para casa, de vários tipos. Quando fui procurar receitas do molho, todas apontavam para ovos crus, fiquei meio assim de preparar um molho cuja base é ovo cru. Pego umas colheradas de massa de bolo raspada da tigela sem medo de ser feliz, mas o molho todo me parecia demais. Bom, fiz o molho, peguei os ovos mais frescos que tinha - compro sempre de meia dúzia cada vez - e ninguém aqui em casa pegou salmonella e aproveitamos uma ótima salada. Receita do Emeril, que eu coloquei menos azeite, achei que era demais.

molho:
1 ovo
3-4 filés de anchova, picadinhas
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) sumo de limão
1½ colher (chá) sementes de mostarda
¾ xícara azeite
½ xícara azeite extra-virgem
¾ xícara queijo parmesão ralado
gotinhas de Tabasco
½ colher (chá) molho inglês
pimenta-do-reino
alface
croutons*

Coloque o ovo, anchovas, alho, limão e mostarda no processador, e deixe ligado por 1min (ou mais, para o molho ficar mais espesso), enquanto o processador estiver ligado, coloque o azeite lentamente, até ficar completamente incorporado e homogêneo. Desligue o processador e coloque ¼ xícara do queijo, Tabasco, molho inglês, sal e pimenta. Transfira para uma tigela. Na geladeira, tampado, o molho dura cerca de 1 semana.
Numa tigela coloque a alface, o queijo restante, um poquinho de sal e pimenta, e os croutons, misture e coloque o molho. Sirva imediatamente.
*Para fazer croutons eu uso pão de forma cortado em cubinhos. E também um molho com óleo vegetal, orégano seco e Tabasco. Coloco os cubinho de pão numa forma retangular, espalho o molho, mexo tudo com uma espátula de silicone, e se ainda estiver muito seco, rego com azeite. Levo ao forno até dourar e ficar crocante.