terça-feira, 28 de janeiro de 2014

marzipã


Marzipã estava na minha lista de desejos pós-gravidez (impressionante como na gravidez eu só tinha vontade de comer e beber o que não podia!), por causa do ovo. E o tempo passou, me esqueci do marzipã até que num domigo estava no mercado e a Clara queria uma distração mais interessante que seu chocalho, dei a minha lista de compras que ela babou com muita vontade, até que o papel derreteu, sumiu das suas mãozinhas e começou a chorar. Logo na minha frente vi um pacotinho de marzipã, com papel dourado, laço vermelho, e a bebelha se contentou com o novo brinquedo. Não, não comprei aquele marzipã, me lembrei dessa receita e decidi que faria o quanto antes. Olha, o negócio é tão rápido e simples de fazer, fica tão delicioso, que esta será uma daquelas receitas que só poderei fazer de vez em quando, para meu próprio bem :)

90g açúcar refinado
140g açúcar de confeiteiro
220g farinha de amêndoas
1 ovo médio, batido
raspas de 1 laranja

Misture os açúcares e a farinha de amêndoas. Adicione as raspas de laranja e o ovo. Mexa até virar uma pasta. Polvilhe uma superfície limpa com açúcar de confeiteiro, despeje a pasta e sove até formar uma massa homogênea (no começo vai parecer que não vai dar certo). Faça um cilindro com a massa, embrulhe em papel filme e leve à geladeira por pelo menos 3h antes de usar. Se guardar bem fechada, dura até um mês na geladeira - eu duvido que não vai acabar antes!

10 comentários:

  1. Eu comi um bem casado com recheio de marcipã ontem. Já ouvi falar mas confesso que não sei direito o que é pra que exatamente serve essa massa kkk. De qualquer maneira ficou bem bonito.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nunca comi marzipã e sempre quis saber o que era, do que se tratava, mas, por preguiça nunca procurei pela receita e, com um certo pré-conceito, achava que era algo que eu não gostaria (eu e minha caipirice). Mas, depois de ler seu post e descobrir os ingredientes, admito que mudei de opinião! Ainda bem! Parece ser delicioso!
    Obrigada por "matar a minha curiosidade" rsrs...
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Tati
    Lembrei de uma estória de uma prima, que tinha 3 filhas pequenas na ocasião que eu, adolescente, fui visitá-la e peguei as 3 comendo pasta de dente. Minha prima nem aí e eu, imagina, na época fiquei horrorizada. Passaram-se os anos e constatei que a frase "se não mata, engorda" e dá sossego pra mãe, why not?
    Marzipã é uma delícia muito cara para comprar. Gostei da receita. Li acima algo "para que serve". Bem,essa delícia além do óbvio que é comer, dá para moldar e fazer bonequinhos, coisinhas e talz.
    Beijocas para vcs 2

    ResponderExcluir
  4. Eu evito fazer essa receita porque é tentação demais pra essa pessoa - tenho um tequinho dele na geladeira, embrulhei com 5 voltas de filme plástico pra não ficar beliscando toda hora. :D

    ResponderExcluir
  5. Adoro doces com amêndoa e este marzipa esta divino.
    Vou roubar a receita
    bj

    ResponderExcluir
  6. Deve ser uma maravilha.
    Levo a receita.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Tati!
    Adoro marzipã, mas nunca fiz!
    Quando encontro bombons com recheio de marzipã compro vários, pois para mim é um verdadeiro comfort food!
    Bjo grande
    Léia

    ResponderExcluir
  8. Tão bom marzipã caseirinho. Ficou lindo. Eu ando há tempos para fazer mas nunca experimentei.Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderExcluir
  9. eu sempre penso em marzipã como uma coisa muito medonha, mas lendo os ingrês, e vendo ele aí na sua foto me parece mais uma coisa bem gostosa...
    tô pra experimentar de novo. ;)

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro marzipã Tati!
    E sendo caseirinho melhor ainda :)
    Um dia quero fazer, porque adoro mesmo.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir