segunda-feira, 7 de outubro de 2013

amanteigados com cereja seca


Estava com saudade daqui. Nessas de cuidar da Clara, dos afazeres da casa, chego sempre no final do dia exausta e sem ânimo para mais nada, exceto ficar abraçada com o marido uns minutinhos no sofá e depois desabar na cama. Percebi que com a nova rotina poderia tentar encaixar minhas sessões de baking, mesmo que fracionando todo o processo. Numa folguinha de tempo escolho a receita, em outra separo os ingredientes, noutra misturo tudo, final de semana marido ajuda pra eu tomar conta do forno, depois fotografo e tal. Nessa primeira tentativa deu certo, a maior dificuldade foi não comer tudo! Minha fome é imensa, sabia que amamentar dá muita fome, mas não imaginava que passaria quase o dia inteiro comendo! 
Bom, os biscoitinhos são super fáceis, na receita original leva cranberry seca e é usado cortador em forma de coração, tudo muito lindo, mas não tinha cranberry, só um pacotinho de cereja já fazendo aniversário, e aposentei meus cortadores, apenas fiz uma tora com a massa e fatiei tudo depois, muito mais simples. Receita da Martha Stewart, aquele livro só de cookies que vivo postando receita dele aqui.

2 xícaras farinha de trigo, peneirada
¾ xícara açúcar de confeiteiro
pitada de sal
1 colher (chá) baunilha
200g manteiga, temperatura ambiente
¾ xícara cereja seca, picadinha

Misture a farinha, açúcar, sal e baunilha. Adicone a manteiga e misture tudo com uma colher - depois fica mais fácil amassar com as mãos. Por fim, coloque a cereja picadinha e misture. Coloquei um tiquinho de água para deixar a massa mais homogênea, tiquinho mesmo. Faça uma tora com a massa, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 1h. Pré-aqueça o forno a 180C. Corte a massa em fatias de 1cm, disponha-as numa assadeira forrada com papel manteiga e leve para assar por 18min ou até dourar ligeiramente embaixo. Deixe esfriar sobre uma gradinha.

8 comentários:

  1. Bem vinda de volta.
    Adorei os manteigados ficaram lindos e imagino que uma delicia
    boa semana
    bj

    ResponderExcluir
  2. Oi Tati!
    Ufa! Só de ler o post já fiquei cansada... Ainda não sei o que é ter um bebê, mas com certeza me lembrarei de vc quando isso acontecer.
    Parabéns por ter conseguido encaixar um momento de "baking" nessa sua nova rotina. Aos poucos tudo vai voltando ao normal!
    Seus amanteigados ficaram um espetáculo! Adorei!
    Beijocas e até o próximo post! ;-)

    ResponderExcluir
  3. Imagino seu apetite!
    Mas tem mesmo de comer e bem :)
    Que bolachinhas lindas, um amor.
    Um beijinho para você e para a doce Clara.

    ResponderExcluir
  4. Com bolachinhas destas, quem resiste??
    Aspecto maravilhoso, um mimo. :D

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Vim te conhecer e gostei muito de tudo o que vi... Com certeza voltarei muuuuiiitas vezes, pois já estou te seguindo.
    Adorei a receita.... Huuuuuuuummmmmmmm!!!!
    Aproveito a oportunidade para te convidar a visitar o meu Blog.
    Lá as postagens são diárias (ou sempre que possível), e tem de tudo um pouco: Receitas, Dicas, Artesanato... E seria um prazer ter a sua companhia como minha seguidora :0)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Que delícia de biscoitos!!
    Beijinhos para ti e para a Clara,
    Lia.

    ResponderExcluir
  7. Ao passar pela net encontrei seu blog, estive a ver e ler alguma postagens é um bom blog, daqueles que gostamos de visitar, e ficar mais um pouco.
    Eu também tenho um blog, Peregrino E servo, se desejar fazer uma visita
    Ficarei radiante se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais, saiba que sempre retribuo seguido também o seu blog. Deixo os meus cumprimentos e saudações.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir