2.7.13

muffin de abóbora



Nos últimos dias com meu barrigão grávido não me restam muitas coisas para fazer para passar o tempo, então vou para a cozinha fazer coisas fáceis - nunca usei a batedeira com tanta frequência quanto nas últimas semanas. Tenho feito muitas coisas, mas fotografo quase nada, estes muffins posaram para a foto momentos antes de irem para o freezer, e só fotografei porque tinha sol na hora. Esta receita é meio frequente aqui em casa, acho-o tão perfeita que até agora não adaptei quase nada. Recomendo muito: muffins deliciosos, macios e nutritivos. Receita da Dorie.

2 xícaras farinha de trigo
2 colheres (chá) fermento em pó
¼ colher (chá) bicarbonato de sódio
¾ colher (chá) canela em pó
½ colher (chá) gengibre em pó
¼ colher (chá) noz-moscada
¼ colher (chá) pimenta-da-jamaica
pitada de sal
8 colheres (sopa) manteiga, temperatura ambiente
½ xícara açúcar
¼ xícara açúcar mascavo
2 ovos grandes
¾ xícara purê de abóbora
¼ xícara iogurte natural (ou buttermilk)
½ xícara uva-passa
½ xícara pecãs ou nozes
sementes de girassol, quanto baste

Numa tigela grande coloque a farinha, fermento, bicarbontado, canela, gengibre, noz-moscada e pimenta-da-jamaica e sal, misture e reserve. Na tigela da batedeira coloque a manteiga e bata até ficar fofo, adicione os açúcares e bata até ficar um creme fofo e claro. Em seguida, adicione os ovos, um a um. Diminua a velocidade da bateideira e coloque o purê de abóbora e o iogurte, por fim, coloque a mistura dos ingredientes secos, não bata demais. Já com a batedeira desligada, coloque a uva-passa e as nozes. Divida a massa entre as forminhas, salpique algumas sementes de girassol por cima da massa, e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 25min, ou até que um palito saia seco.
rende: 12 muffins, consegui 14.

15 comments:

  1. Lindos e com esses ingredientes tem que estar uma delicia.
    Eu já ``roubava`` um
    bjs

    ReplyDelete
  2. Parece delicioso mesmo hein. Adoro essas receitas cheias de castanhas e etc. meus muffins sempre ficam meio retinhos e nunca parecendo uma monatanhinha como esses. Deliciosos.

    ReplyDelete
  3. Ficaram lindos Tati!
    Adoro muffins de abóbora com especiarias.
    Sabem tão bem!! Daquelas receitas que sempre fazem sucesso.
    E come-se um atrás do outro.
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  4. Oi, Tati,

    Que delícia de muffins, no ano passado fiz uns muffins de abóbora no thanksgiving, mas (acho que) eles não tinham nuts (ou eu as excluí) rsrs.

    Um beijo e tudo de bom, se ocorrer alguma coisa antecipadamente aí com você, rsrs.

    ReplyDelete
  5. HUMMM, REALMENTE PARECE DELICIOSO!!!
    SUPER FOFO!!!
    EU TB NÃO ESTOU FAZENDO QUASE NADA!!!!
    HJ O MÉDICO PEDIU P/ SEGURAR A BOCA!!!!KKKKK...ENGORDEI D+++++!!!!!
    MAS AGOA JÁ FOI, DEPOIS CORRO ATRÁS DO "PREJUÍZO"!!!!KKKK...

    BJS....SEU BB É P/ QUANDO?

    ReplyDelete
  6. :)
    Que muffins bonitos, tenho que experimentar esta receita parece realmente boa.
    Vontade de ter um destes para comer ao pequeno almoço. :)
    Beijo

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  7. Oi Tatiane,
    Adoro bolos assim aromáticos! Esse eu não conhecia,mas já estou querendo fazer.
    Boa sorte pra você e para o bebê,
    Bj,
    Lylia

    ReplyDelete
  8. Desculpe, ia perguntar e acabei esquecendo.São 8 colheres de manteiga? Essa quantidade representa quantos gramas?
    Obrigada,
    Lylia

    ReplyDelete
  9. Oi, Lylia. Eu meço 10g para cada colher de sopa, mas na verdade são de 15-20g, depende da fonte.

    ReplyDelete
  10. Adorei sua receita! Você teria algum email de contato? Eu gostaria de te perguntar algumas coisas sobre o blog.

    ReplyDelete
  11. Lylia, vi a receita e amanhã vou fazer para o pessoal daqui da minha imobiliária, tomara que consiga, pois sou péssima na cozinha..rs
    E depois volto para contar se eles gostaram e como ficou!
    Amei!
    Parabéns pelo blog!
    Bjos

    Apartamento a venda na Praia Grande
    www.apartamentoavendanapraiagrande.com
    www.belomarimoveis.com.br

    ReplyDelete
  12. oi querida delicia de bolinho amei sou fã deles ...parabens pela baby ..bjokas doces

    ReplyDelete
  13. Olá Tatiane,

    Vimos que você tem muitas e deliciosas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar WWW.TUASRECEITAS.COM.BR, um site web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 170.000 receitas dos sites e blogs mais populares do Brasil.

    No site criamos a seção TOP BLOGS DE RECEITAS, um ranking de blogs onde você também pode cadastrar o seu blog. Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso potente motor de pesquisa. Tuasreceitas.com.br tem mais de 80.000 visitantes únicos cada dia que procuram receitas em nosso site, gerando uma grande quantidade de tráfego para os blogs que fazem parte de nosso site. E o melhor é que você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tuasreceitas.com.br é grátis!

    Você gostaria de fazer parte desta grande família?

    Muito obrigado pela sua atenção e estamos à sua disposição!

    Wagner Silva
    Tuasreceitas.com.br

    ReplyDelete
  14. Muffins, adoro, e estes estão tão lindos e fofos uma delicia, perfeitos.
    Adorei o seu blog tem tantos docinhos que adoro.

    Beijinhos

    ReplyDelete