segunda-feira, 4 de junho de 2012

chai biscotti



Se você gosta de um doce bem "temperadinho", cheio de especiarias que é a cara desse tempinho frio, chega mais que tenho uma ótima receita. Se você não conhece, aqui está uma oportunidade, e se você conhece e não gosta... deixa que eu fico com a sua parte!
Cada vez que provo uma nova combinação de biscotti fico mais encantada com o biscoito e penso porque demorei tanto tempo para começar a prepara-lo na minha cozinha. Gostei muito do resultado, pretendo repetir em breve e fico feliz que a Quéroul também tenha gostado ;)
Receita daqui.

2 xícaras farinha de trigo
1 xícara açúcar
½ colher (chá) fermento em pó
½ colher (chá) bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) sal
½ colher (chá) cardamomo em pó
¼ colher (chá) gengibre em pó
¼ colher (chá) pimenta-da-jamaica
¾ colher (chá) canela em pó
¼ xícara chai, frio (receita abaixo)
1 ovo + 1 clara
1 colher (sopa) leite
1 colher (chá) baunilha
½ xícara amêndoas, picadas 
½ xícara chocolate meio-amargo e ao leite, misturados (usei gotas)

Numa tigela grande misture a farinha, açúcar, fermento, bicarbonato, sal, cardamomo, gengibre, pimenta-da-jamaica e canela. E outra tigela misture o chai, ovo, clara, leite e baunilha. Aos poucos adicione a mistura líquida aos ingredientes secos, até formar uma massa homogênea. Adicione as amêndoas, chocolate e misture. Cubra e leve à geladeira por 1 hora. Pré-aqueça o forno a 180C. Retire a massa da geladeira, divida em duas partes, e coloque sobre uma superfície enfarinhada, formando duas toras de uns 10cm de largura. Coloque as toras de massa numa assadeira grande forrada com papel manteiga, deixando espaço de uns 7cm entre elas. Asse por 20-25min, ou até dourar ligeiramente e ficar macia quando pressionada com o dedo (mais ou menos como fica um bolo assado). Retire do forno e deixe esfriar um pouco, o suficiente para conseguir manusear o biscoito. Faça cortes diagonais, usando uma faca serrilhada de 1cm. Disponha as fatias sobre a assadeira e leve novamente ao forno por 6-9min de cada lado. Deixe esfriar completamente sobre uma gradinha.





Para o chai:
1 xícara água
2 saquinhos de chá preto
3 cravos-da-índia
1 pau de canela
2 bagos de cardamomo, abertas e com as sementes raspadas
1 pedaço de gengibre descascado, mais ou menos 2 cm
1 xícara leite
açúcar a gosto
Na panela coloque a água, chá, cravo, canela, cardamomo e gengibre. Aqueça em fogo médio, deixe ferver por 5mim. Em seguida adicione o leite e açúcar, mexa e espere abrir fervura. Desligue e coa.