segunda-feira, 4 de junho de 2012

chai biscotti



Se você gosta de um doce bem "temperadinho", cheio de especiarias que é a cara desse tempinho frio, chega mais que tenho uma ótima receita. Se você não conhece, aqui está uma oportunidade, e se você conhece e não gosta... deixa que eu fico com a sua parte!
Cada vez que provo uma nova combinação de biscotti fico mais encantada com o biscoito e penso porque demorei tanto tempo para começar a prepara-lo na minha cozinha. Gostei muito do resultado, pretendo repetir em breve e fico feliz que a Quéroul também tenha gostado ;)
Receita daqui.

2 xícaras farinha de trigo
1 xícara açúcar
½ colher (chá) fermento em pó
½ colher (chá) bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) sal
½ colher (chá) cardamomo em pó
¼ colher (chá) gengibre em pó
¼ colher (chá) pimenta-da-jamaica
¾ colher (chá) canela em pó
¼ xícara chai, frio (receita abaixo)
1 ovo + 1 clara
1 colher (sopa) leite
1 colher (chá) baunilha
½ xícara amêndoas, picadas 
½ xícara chocolate meio-amargo e ao leite, misturados (usei gotas)

Numa tigela grande misture a farinha, açúcar, fermento, bicarbonato, sal, cardamomo, gengibre, pimenta-da-jamaica e canela. E outra tigela misture o chai, ovo, clara, leite e baunilha. Aos poucos adicione a mistura líquida aos ingredientes secos, até formar uma massa homogênea. Adicione as amêndoas, chocolate e misture. Cubra e leve à geladeira por 1 hora. Pré-aqueça o forno a 180C. Retire a massa da geladeira, divida em duas partes, e coloque sobre uma superfície enfarinhada, formando duas toras de uns 10cm de largura. Coloque as toras de massa numa assadeira grande forrada com papel manteiga, deixando espaço de uns 7cm entre elas. Asse por 20-25min, ou até dourar ligeiramente e ficar macia quando pressionada com o dedo (mais ou menos como fica um bolo assado). Retire do forno e deixe esfriar um pouco, o suficiente para conseguir manusear o biscoito. Faça cortes diagonais, usando uma faca serrilhada de 1cm. Disponha as fatias sobre a assadeira e leve novamente ao forno por 6-9min de cada lado. Deixe esfriar completamente sobre uma gradinha.





Para o chai:
1 xícara água
2 saquinhos de chá preto
3 cravos-da-índia
1 pau de canela
2 bagos de cardamomo, abertas e com as sementes raspadas
1 pedaço de gengibre descascado, mais ou menos 2 cm
1 xícara leite
açúcar a gosto
Na panela coloque a água, chá, cravo, canela, cardamomo e gengibre. Aqueça em fogo médio, deixe ferver por 5mim. Em seguida adicione o leite e açúcar, mexa e espere abrir fervura. Desligue e coa.

17 comentários:

  1. Nunca experimentei, mas pelos ingredientes e pela foto devem ser deliciosos! Vou anotar a receita! bjs

    ResponderExcluir
  2. um alô para aqueles que ficarem invejosos: ganhei um mooooonte desses biscotti da Tati, e a família toda comeu de joelhos.
    deliciosos.

    eu ainda vou criar coragem pra fazer, porque a demanda foi grande.

    ai, ai, me deu uma saudadinha deles... hihi. muito obrigada, querida Tati!

    :)

    ResponderExcluir
  3. Tati, outro dia desses estava querendo te escrever para pegar a receita do chai. Agora em forma de biscotti vou ampliar meus planos.
    Foi transmimento de pensação.hehe

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nunca experimentei, mas está com um aspecto muito apetitoso!

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Também me candidato a comer a parte de quem não gosta...
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  6. que diferente e delicioso! amei a combinação!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Já me imaginei aqui, com um desses em uma mão, uma xícara de café quentinho na outra, só assistindo a chuva cair.... Aiai...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Hummm!!! Parece DELICIOSO!!! Posso me servir de um pedaço (risos)??? Adoraria experimentar...
    Grande beijo, Irene

    ResponderExcluir
  9. Gosto imenso destes biscoitos, tenho uma receita em reserva mas nunca fiz.

    Estes teus ficaram perfeitos espero conseguir realizar-los e ter um resoltado final como tu!

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. NUNCA FIZ MAS ACHO QUE IA ADORAR ,ESSES FICARAM BEM LINDOS.
    BJS

    ResponderExcluir
  11. Tati, ficaram lindos!
    Eu adoro biscotti :)
    E esses tão bem perfumados pelas especiarias e com chocolate...deliciosos!
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  12. Taí uma coisa que adoro e os seus me encantaram por demais - já vou levando a receita e logo estara brilhando no meu forno. rs

    Eli

    ResponderExcluir
  13. Oi, Tati,

    Tô voltando aos poucos, depois da loucura da mudança! Caramba, este biscotti me deixou com água na boca, pois se ele já é bom sem especiarias, com elas então... rsrs.
    Vi que no post anterior você publicou uma receita de chocolate pudding/creme au chocolate, que coincidência! rsrs.

    Beijo e boa noite, querida!

    ResponderExcluir
  14. Ai não me conformo de não ter feito (nem provado) biscotis ainda. Tenho que resolver logo isso viu!
    Os seus ficaram lindos e crocantes só de olhar rsrsrs
    Um beijo

    ResponderExcluir
  15. Hummm, que delícia esses biscotti!
    Realmente é bem temperadinho, com todas essas especiarias que tanto gosto!
    Adoro teu jeito bem humorado de escrever:)
    Bjim com muito karim
    Léia

    ResponderExcluir
  16. Adorei os teus biscotti!
    Parecem divinais.
    Um beijinho

    ResponderExcluir