quinta-feira, 17 de maio de 2012

financier de pistache com morango


Zapeando na internet vi algum docinho, não me lembro qual era, que misturava pistache e morangos. Logo pensei em financiers desta combinação e comecei a pesquisar receitas. Financier pra mim é aquele bolinho gostoso que serve para dar baixa em vários itens da despensa: claras no freezer, farinha de amêndoas que restou dos macarons fracassados (quem nunca?), pistache comprado por impulso. Decidi usar geléia no lugar dos morangos picados simplesmente porque não tinha morango em casa, o que foi uma boa decisão, porque achei os financiers pouco doces para o meu paladar e equilibrou bem a receita. Receita daqui.

75g manteiga sem sal
100g pistache
50g farinha de amêndoa
30g farinha de trigo
80g açúcar de confeiteiro
3 claras
geléia de morango, ou morangos picados

Derreta a manteiga e reserve. Coloque no processador 80g do pistache e deixe moído, acrescente as farinhas de amêndoa e trigo, açúcar de confeiteiro e processe para misturar bem. Transfira para uma tigela, adicione a manteiga derretida e mistura. Em seguida coloque as claras e mexa até ficar bem homogêneo. Cubra e leve à geladeira por 2-4 horas. Passado o tempo, pré-aqueça o forno a 180 C. Unte e enfarinhe 6 forminhas para muffin (com capacidade para 80ml cada). Despeje colheradas da massa nas forminhas preparadas, intercalando com pequenas porções de geléia. Se usar os morangos picados, distribua-os entre a massa, fazendo leve pressão para afundarem. Com os 20g de pistache restantes, pique-os bem miudinhos e salpique por cima da massa. Leve ao forno por 20min, ou até um palito sair seco. Deixe esfriar bem antes de desenformar.

8 comentários:

  1. Tati querida
    Fiz uma receita com os mesmos ingredientes, mas vi num site diferente. Quando vi a receita pensei, que delicia esse financiers, mas a autora disse que eram Friands!
    Os meus ficaram show, então penso que os seu também ficaram, pois são gêmeos com pesos e medidas diferentes - hehehe!
    Bjos
    Léia

    ResponderExcluir
  2. Léia, achei uma receita muito parecida quando pesquisava, mudava somente o modo de preparo e optei por esta. O outro blog que achei chama-se My Cooking Hut.
    Ah, pelo que entendi, financier é um bolinho francês com amêndoas. Seu primo friand é australiano, que é um financier acrescido com frutas. Então, tecnicamente, coloquei o nome errado. E descobri isso agora :S
    beijos, querida!

    ResponderExcluir
  3. Maravilha,

    Combinação muito boa para financiers, ou friands, que no fim são a mesma coisa, né?
    Não importa se australianos ou franceses, eles estão simplesmente divinos!

    ResponderExcluir
  4. Uns bolinhos bem leves, com as claras e amêndoa.
    Adorei o toque dos pistachios e geleia de morango.
    Só pode ser delicioso :)
    Beijinho.

    ResponderExcluir
  5. credo, deve ser horrível.
    exceto que não.

    ResponderExcluir
  6. Sabe que eu não sou fã de pistache? Se bem que apenas tomei sorvete de pistache, a castanha em si ainda qro provar.
    UM beijo

    ResponderExcluir
  7. Nunca experimentei, mas pelo aspecto devem ser óptimos.
    Beijinhos e bom fim-de-semana
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  8. Nossa, pistache e morango combinam muito! Eu fiz um cake do Pierre Hermé há um tempo atrás com essa combinação, lembro que na massa ia uma pasta de pistache, uma delícia.
    Aposto que esses financiers são igualmente deliciosos, ainda mais com amêndoas junto, não resisto. Gostei da ideia de trocar os pedaços de morango pela geleia, fiquei com água na boca.
    Ainda lembro da época que eu fazia macarons, vivia com claras e farinha de amêndoas pelos cantos. Enfim...
    Não lembro se te contei que fiz um pão de leite aqui do seu blog, fez o maior sucesso, super macio e saboroso, até me pediram a receita. Logo postarei no Baunilha e Chocolate.
    Um beijo!

    ResponderExcluir