quinta-feira, 15 de março de 2012

pão integral com mel


E a saga dos pães continua! Há uma coisa básica sobre os pães caseiros que nunca percebi antes: eu passo menos qualquer coisa sobre o pão (manteiga, requeijão, geleia, nutella, etc) do que eu passo sobre os pães industrializados, mesmo aqueles de padaria. Tenho muito mais interesse em sentir o sabor próprio do pão, do que mascarar (ou mesmo dar sabor) com alguma cobertura. E perceber isso me fez ficar ainda mais interessada em fazer meu pães com freqüência - espero que o interesse perdure por mais tempo. Esta receita  leva mel, contudo, sua presença é bem discreta, é macio e com o sabor marcante que todo pão integral deve ter. 

3 ½ xícaras água morna
3 colheres (sopa) mel
14g fermento para pães seco
4 ½ xícaras farinha de trigo branca
4 ½ xícaras farinha de trigo integral
1 xícara gérmen de trigo
2 colheres (sopa) sal
1 gema + 1 colher (sopa) creme de leite, para pincelar (só usei o creme de leite)

Numa tigela misture a água morna, mel e fermento, deixe por 5 min, ou até borbulhar. Enquanto isso, numa tigela grande coloque 4 xícaras da farinha branca, farinha integral, gérmen de trigo e sal, misture. Adicione a mistura líquida aos ingredientes secos e sove a massa por 10 a 15min, adicionando o restante da farinha branca aos pouquinhos (não precisei usar toda a farinha). Coloque a massa numa tigela untada com óleo, cubra com filme plástico e um pano seco, e deixe num lugar morno sem corrente de ar, por 1h30 ou até dobrar de volume. Retire a massa da tigela e despeje sobre uma superfície enfarinhada, divida a massa em duas partes, forme um círculo e dobre cada ponta do círculo formando um quadrado, então enrole (como um rocambole). Faça isso com as duas massas e coloque-as em duas formas de bolo inglês (23x13cm) untadas com manteiga ou óleo, coloque a parte dobrada para baixo. Cubra as formas novamente com plástico e pano e deixe no mesmo local para fermentar novamente por 30 a 45min (ou dobrar de volume). Usando um estilete ou uma faca mais fina, faça um corte na massa por todo o seu comprimento. Pincele com a mistura de gema e creme de leite e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 50 a 60min. Se na metade do tempo o topo do pão estiver muito dourado, cubra com papel alumínio até o término para não queimar. Espere esfriar um pouco antes de desenformar.
Fiz meia receita e rendeu um pão bem pesadão.

11 comentários:

  1. Esse pãozinho está com óptimo aspecto.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Ficou com uma cor bonita, dada pelo mel e pela farinha integral. Nós também somos apologista do pão caseiro, sabe muitissimo melhor :)

    ResponderExcluir
  3. verdade. pão caseiro não precisa de maquiagem.
    lembro dos pães da minha vó - o problema é que a manteiga dela também era caseira... aí, né...

    bonitão seu pãozão. ;)

    ResponderExcluir
  4. Lindo pão amiga deve ser muito saboroso!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. É o encanto do pão feitos em casa. Consigo comer sem nada, sentindo todo o seu aroma, sabor e textura...delicioso momento.
    Gosto muito de pão assim, integral e com um toque de mel.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  6. Lindo pão e concordo contigo, eu tb gosto de sentir o gostinho do pão que a gente faz...pra mim "pão de mercado" ou industrializado é igual a vento: tem cheirinho de pão mas o gosto...já fiz 2 pães daqui e, com certeza, vou fazer esse tb. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Tati, querida,

    Seu pão ficou lindo, a Sra. está se saindo uma ótima 'boulanger', rsrs.
    Eu também aprecio o pão caseiro é purinho, de preferência!

    Beijoca e boa tarde.

    ResponderExcluir
  8. Fácinho!!!!
    Adorei!!!!
    Meu filho tb só come pão puro, ele amaaaaa!!!!
    Parece mesmo super macio!!!!

    Bjs....

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Nada melhor que comer aquele pão feito por nós, a textura, gosto e consistência é tudo diferente desses pães que compramos na padaria. Ótima receita, gostei muito.

    ResponderExcluir
  11. Ô massa gostosa de olhar (e de comer tb aposto) Com uma geléia por cima hummm

    ResponderExcluir