12.1.12

granola de melado com pecãs


Para a primeira postagem do ano: granola! Poderia dizer que esta receita faz parte da minha promessa de ano novo de comer alimentos mais saudáveis, ou que preciso compensar os excessos das festas do final de ano. Mas nem é por isso. Devo ser honesta, queria me livrar dos ingredientes que estavam sobrando na despensa. Esta sim é uma resolução de ano novo: comprar quantidades menores de alimentos, esperar o estoque diminuir antes de fazer novas compras e principalmente planejar minhas compras em conformidade com a execução das receitas. Pode ser prático ter várias coisas guardadas para um prato de última hora, mas chega um momento que é preciso se livrar de tudo para não desperdiçar comida - e desperdício é uó no ano inteiro :-(

1/3 xícara melado de cana
½ colher (chá) canela em pó
pitada de sal
2 colheres (sopa) óleo vegetal (usei de milho)
3 xícaras aveia em flocos
1 xícara coco ralado, adoçado
1 xícara pecãs, grosseiramente picadas

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Numa tigela grande misture o melado, canela, sal e óleo. Noutra tigela misture a aveia, coco e pecãs. Adicione a mistura de aveia à tigela com o melado e misture bem, até a aveia ficar completamente envolvida pelo melado (nesse ponto coloquei uma colher a mais de melado). Coloque tudo numa assadeira baixa e leve ao forno por 25-30min, mexendo ocasionalmente até a aveia ficar levemente dourada. No meu forno levou menos tempo, é bom não ficar muito longe do forno, pois a aveia queima facilmente. Deixe esfriar e guarde num pote bem fechado.
rendimento: cerca de 5 xícaras, fiz meia receita acima.

17 comments:

  1. Intresante, deve ser bom

    ReplyDelete
  2. Adoro granola mas é coisa que faço no verão, para poder juntar aos iogurtes ou ao leite frio. Agora no inverno só uso a granola nos crumbles :)
    Mas levo esta receita comigo, quero experimentar a granola com nozes pecã!

    ReplyDelete
  3. feliz resolução saudável do ano! :)

    quero copiar suas granolas, eu sempre quero e nunca faço e como sucrilhos açucarado.

    =**

    (moranguinhos. você é uma fofa, querida)

    ReplyDelete
  4. Tati,

    Eu também estou tentando ser menos 'estocadora' este ano, rsrs.
    Este negócio de desperdiçar alimentos sempre me chateia e estocando o risco de perda é grande. A sua granola deve ter ficado muito boa, pois não tem como esta combinação de ingredientes ficar ruim, rsrs.

    Beijoca e boa tarde, darling!

    ReplyDelete
  5. Uma óptima receita para iniciar o ano! E claro, nada pode ser desperdiçado :) Temos de aproveitar tudo e criar e inventar novas receitas. Granola é óptimo com iogurte :)
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  6. boa noite, deve estar otimo, bem saudavel.

    ReplyDelete
  7. Tatiane, tbm tenho que tomar essas resoluções e a hora é agora...inclusive a de comer granola!
    Tenha um ótimo fds...

    ReplyDelete
  8. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  9. Blogger Gabi disse...

    Oi!

    Eu li essa receita hoje, na revista Claudia, deste mês. :)

    ReplyDelete
  10. Oi Tati!!!! Receitinha boa essa, heim? Eu estou começando o ano com tantas mudanças... A alimentação tbm vai entrar no eixo!
    Beijokas e ótimo fds!

    www.amenidadesdekelly.blogspot.com

    ReplyDelete
  11. Que delícia de granola! Eu faço a minha e como todos os dias pela manhã! Com melado nunca experimentei, boa ideia!
    bjs

    ReplyDelete
  12. ótima receita para um começo de ano saudável! :)

    ReplyDelete
  13. Eu posso guardar quanto tempo essa receita bem fechadinha?

    D Augusto
    mosaikodereceitas.blogspot.com

    ReplyDelete
  14. D Augusto, aqui em casa a granola durou uma semana, ficou bem crocante - lembrando que fiz somente meia receita.

    ReplyDelete
  15. Humm preciso começar a consumir granola ainda não faz parte do meu cardápio mas adorei a sugestão querida ótima semana bjs!

    ReplyDelete
  16. gostei muito do seu blog

    ReplyDelete
  17. Tati, que delicia!
    O meu problema é a mania de comer a colheradas, pois adoro!
    Essa tua receita com melado de pecãs, arrasou!
    Bjim
    Léia

    ReplyDelete