terça-feira, 20 de dezembro de 2011

pudim de chocolate com peras


Estava meio desesperada para comer algo com chocolate, me via atacando o saco de gotinhas de chocolate meio-amargo sem pudor. Aí, fuçando numa caderneta de anotações, achei a receita desse pudim que copiei enquanto assistia um programa reprise da Nigella. Coloquei peras na lista de compras da feira e só encontrei daquela pequetita, chamada de pera-portuguesa, sempre cismei que essa variedade era muito seca, e me enganei: nem seca e nem dura, muito pelo contrário! Foi uma grata surpresa provar essa pera, além disso, o pudim ficou bem gostoso, ideal para comer morninho.
Na receita é pedido peras em calda, coloquei a fruta in natura, mesmo. Ao colocar a massa no refrátario, achei que era muito pouca, depois a massa se espalhou, cresceu e foi suficiente.

125g açúcar
125g farinha de trigo
150g manteiga, temperatura ambiente
25g cacau em pó, sem adição de açúcar
2 ovos, grandes
2 colheres (chá) baunilha
1 colher (chá) fermento em pó
¼ colher (chá) bicarbonato de sódio
4 peras

Coloque o açúcar, farinha, manteiga, cacau, ovos, baunilha, fermento e bicarbonato no processador, até formar uma massa homogênea. Descasque as peras, corte em quatro pedaços e disponha sobre um refratário (não é necessário untar). Coloque a massa sobre o refratário de 22cm e espalhe levemente - massa é um pouco pesada, não se preocupe pois no forno a massa vai se acomodar bem. Leve ao forno pré-aqueciso a 180ºC por 20-25min. Retire e espere amornar antes de servir.
Fiz meia receita, coloquei em dois potes individuais e diminui o tempo de forno para 18min, a fim de não deixar a massa muito seca.

10 comentários:

  1. Pois é Tati, aquela perinha engana e por ser um pouquinho mais firme não desmancha. Ai que pudim mais delicioso, adorei!
    Querida, pra 2012 estamos combinando um encontro de blogueiras do estado de SP, vou te avisar. Gostaria muito de te conhecer pessoalmente, vc é uma das pessoas queridas que já caíram no Caldeirão, no coração da Bruxa, agora pra sair vai ser difícil ;-P
    Vou passar por aqui antes, mas se a correria me impedir quero te desejar um fim de ano especial, com paz, amor e saúde e que 2012 seja um ano de grandes realizações para vc e todos os seus!
    Um beijão!

    ResponderExcluir
  2. Tati, querida,

    Fiquei doida com este pudim, já estou copiando a receita! rsrs. sobremesas com duas texturas e ainda por cima com frutas e chocolate são a minha fraqueza, rsrs.

    Um beijo e - desde já - votos de que o seu Natal seja cheio de alegrias, juntamente com os seus queridos!

    ResponderExcluir
  3. Ola Tati
    Ficou simplesmente divino!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Tati que lindo ficou seu pudim, muito guloso.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  5. Tati, vc tem perfil no Facebook? Se não tiver e quiser, cria um. Explico: a Tati do Panelaterapia criou um grupo fechado (só entra convidado) de Blogs de Gastronomia. Lá ninguém posta receitas, mas é um grupo de suporte e ajuda para nós blogueiros. Além de coisas sérias nós temos nos divertido muito e nos aproximamos a ponto de marcar encontro de blogueiros. O pessoal do Sul já fez um, estamos agora tentando organizar uma para São paulo (estado) e vamos ver se sai um nacional. De qualquer maneira, mesmo que vc não queira entrar no grupo vou te avisar quando rolar, combinado??

    Bom querida, vou aproveitar e dizer que esse ano que passou vc me proporcionou ótimos momentos, com tuas gostosuras e principalmente pelo ser humano sensível que vc é. Que vc e sua família tenham um fim de ano com muito amor e união e que 2012 seja um ano de grandes conquistas e realizações pra vc!

    Um grande beijo
    Sandra

    ResponderExcluir
  6. Tati
    Adoro essa combinação de peras com chocolate. Tudo bem saborizado.
    Aproveito pra te desejar um Natal com muita união e paz em sua família e um Ano Novo com muitos bons momentos reservados para todos a sua volta.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Ai, aqeuelas perinhas não são fofas demais? Faz tempo que não as compro mas fiquei louca por elas. Essa receita deve ficar deliciosa, Tati! Adoro pera com chocolate!
    xx

    ResponderExcluir
  8. Que ótima combinação, pera e chocolate...delícia!
    Bj...

    ResponderExcluir
  9. Hummm, que delícia!!!!
    Ótima sobremesa para o Natal!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir
  10. Tati, essas perinhas são muito fofas!
    Esse pudim tem um aspecto que me fez salivar - adorei!
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderExcluir