20.12.11

pudim de chocolate com peras


Estava meio desesperada para comer algo com chocolate, me via atacando o saco de gotinhas de chocolate meio-amargo sem pudor. Aí, fuçando numa caderneta de anotações, achei a receita desse pudim que copiei enquanto assistia um programa reprise da Nigella. Coloquei peras na lista de compras da feira e só encontrei daquela pequetita, chamada de pera-portuguesa, sempre cismei que essa variedade era muito seca, e me enganei: nem seca e nem dura, muito pelo contrário! Foi uma grata surpresa provar essa pera, além disso, o pudim ficou bem gostoso, ideal para comer morninho.
Na receita é pedido peras em calda, coloquei a fruta in natura, mesmo. Ao colocar a massa no refrátario, achei que era muito pouca, depois a massa se espalhou, cresceu e foi suficiente.

125g açúcar
125g farinha de trigo
150g manteiga, temperatura ambiente
25g cacau em pó, sem adição de açúcar
2 ovos, grandes
2 colheres (chá) baunilha
1 colher (chá) fermento em pó
¼ colher (chá) bicarbonato de sódio
4 peras

Coloque o açúcar, farinha, manteiga, cacau, ovos, baunilha, fermento e bicarbonato no processador, até formar uma massa homogênea. Descasque as peras, corte em quatro pedaços e disponha sobre um refratário (não é necessário untar). Coloque a massa sobre o refratário de 22cm e espalhe levemente - massa é um pouco pesada, não se preocupe pois no forno a massa vai se acomodar bem. Leve ao forno pré-aqueciso a 180ºC por 20-25min. Retire e espere amornar antes de servir.
Fiz meia receita, coloquei em dois potes individuais e diminui o tempo de forno para 18min, a fim de não deixar a massa muito seca.