13.12.11

crumble de ameixa


Vi um crumble de ameixa no Rapa Tachos e fiquei com muita vontade de provar. Comprei ameixas, mas elas estavam tão doces que não tive coragem de usá-las na receita. Mesmo assim o crumble não me saía da cabeça, até que me deparei com a receita da Martha Stewart (cada vez gosto mais deste livro) - não tive dúvidas, comprei ameixas extras e foi uma sábia decisão!
Vou colocar a receita original, que rende 10 porções - aqui em casa é inviável fazer a receita inteira. Usei 3 ameixas distribuídas em 2 potinhos, estava sem paciência para fracionar todas as medidas e foi a olho, coloquei menos açúcar e manteiga e foi um dos melhores crumbles que já provei.

1 xícara manteiga, gelada e cortada em pedacinhos
2 ¼ xícaras farinha de trigo
¾ xícara açúcar mascavo, comprimido na xícara
1/3 xícara + ½ xícara açúcar refinado
½ colher (chá) canela em pó
¼ colher (chá) sal
½ xícara aveia em flocos
1,2 kg ameixas, sem caroço e picadas
suco de ½ limão
2 colheres (sopa) amido de milho
¼ colher (chá) cardamomo em pó

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte um refratário com capacidade para 3 litros, coloque-o sobre uma assadeira e reserve. Numa tigela misture a farinha, açúcar mascavo, 1/3 xícara do açúcar refinado, canela e sal. Adicione a manteiga e mexa com as pontas dos dedos até formar uma farofa úmida, misture a aveia e reserve. No refratário, coloque as ameixas, salpique por cima ½ xícara do açúcar, suco do limão, amido e cardamomo, mexa ligeiramente para misturar tudo. Coloque por cima a farofinha, salpique um pouco mais de aveia e leve ao forno por 50min, ou até que fique dourado e as ameixas borbulhando. Sirva com sorvete de creme, chantilly ou sem nenhum acompanhamento (é assim que eu prefiro).