18.10.11

sorvete cheesecake de morango


E dia desses eu cismei que precisava tomar sorvete. Sim, uma necessidade sem lógica nenhuma, e que não poderia ser satisfeita com sorvete industrializado. Eu me acostumei muito mal com sorvete caseiro, sempre que provo algum pronto acho tão aguado e sem graça que prefiro ficar sem. Pois então, dei de cara com esta receita sabor cheesecake, tão fácil, só bater tudo no liquidificador... e vamos combinar que é só um sorvete de cream cheese, exagero chamá-lo de cheesecake, mas como não fui eu quem criou a receita, deixo o nome assim. A despeito do nome, fica bem saboroso, leve e nada enjoativo. Ah, rende pouco, o que de certa forma, não é tão ruim por aqui...
Receita um pouco adaptada do The Perfect Scoop.

230g cream cheese 
½ limão verdinho, só as raspas
1 xícara creme de leite
125ml leite semi-desnatado
2/3 xícara (130g) açúcar
pitada de sal
¼ xícara geléia de morango, mais ou menos

Corte o cream cheese em pedacinhos, e coloque no liquidificador, juntamente com as raspas de limão, creme de leite, leite, açúcar e sal. Bata até ficar bem homogêneo, cerca de 2min. Coloque a mistura numa tigela, cubra e leve à geladeira por algumas horas. Passe a mistura pela sorveteira. Num pote, coloque metade do sorvete, por cima espalhe um pouco de geléia, coloque a outra metade do sorvete e cubra novamente com geléia. Leve ao freezer.
rende: aproximadamente 750ml.

A geléia usei caseira. Faço de um jeito bem simples: retiro todos os cabinhos do morango e peso. Depois lavo e corto em pedaços não muito miúdos. Coloco na panela e acrescento 40% do peso dos morangos em açúcar, mexo bem, e deixo em fogo médio. Se quiser menos pedaçudo, vá amassando os morangos já cozidos com um garfo. Quando estiver num ponto de calda, quase parando de pingar na colher, está pronto. Leva uns 20min na panela, dependendo da quantidade de morangos + açúcar.