27.10.11

brownie de chocolate e manteiga de amendoim


Hoje estou sem inspiração para o post. Sabe aquela receita que dá tudo certo, fica deliciosa, todo mundo come, repete e deixa saudade quando acaba? Aconteceu tudo isso com estes brownies, eu achei a massa crua a coisa mais gostosa do mundo, parecia Dadinho dos bons tempos. 
Só ocorreram alguns percalços operacionais. Ignorei a recomendação de usar batedeira, e foi difícil bater aquele monte de açúcar na mão - de certa forma já estava me exercitando sábado pela manhã para devorar os quadradinhos no lanche da tarde. E não ficou mesclado, como prometia o título da receita, porque coloquei muita massa no topo, sugiro deixar menos da metade de massa de amendoim para cobrir. Exceto por essas duas coisinhas - falhas totalmente minhas - foi um dos melhores brownies já provados. Receita desse livro.

140g chocolate meio-amargo, picadinho
112g manteiga sem sal, temperatura ambiente
2 xícaras (450g) açúcar mascavo
¾ xícara (190g) manteiga de amendoim cremosa (usei Skippy)
3 ovos grandes, temperatura ambiente
2 colheres (chá) extrato de baunilha
1 ¼ xícara (170g) farinha de trigo
2 colheres (chá) fermento em pó
½ colher (chá) sal
½ xícara (80g) amendoim, picado

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma retangular de 20x30cm*, forre com papel alumínio, deixando sobras de papel nas laterais da forma (facilitará para desenformar), e unte novamente. Derreta o chocolate e reserve. Na batedeira coloque o açúcar mascavo e a manteiga, bata por 5min, ou até ficar mais claro. Adicione a mateiga de amendoim e bata para homogeneizar. Quebre os ovos numa tigela e misture ligeiramente com um garfo. Coloque aos pouquinhos os ovos na mistura de manteiga e batendo em velocidade média. Em seguida coloque a baunilha. Adicione a farinha, fermento e sal - previamente combinados - somente até incorporar. Por fim coloque o amendoim. Separe metade da massa e misture ao chocolate derretido. Coloque na forma metade da massa de amendoim e uniformize a massa, espalhando com uma espátula. Por cima coloque a massa de chocolate e alise também com a espátula. Por fim, coloque colheradas da massa de amendoim, e faça movimentos circulares com um palito, para dar um efeito mesclado. Leve ao forno por 30-40min, ou até que um palito inserido no centro da forma saia ligeiramente úmido. Espere esfriar antes de desenformar.
* fiz 2/3 da receita e coloquei numa forma quadrada de 20cm.