29.9.11

linzertorte de amora


Quer saber de algo que me deixa bem irritada? Minha memória me trair.
O pé de amora na casa dos meu sogros já estava carregado para a primeira leva, eu peguei um montão das amoras já com a idéia pronta de fazer geléia para uma linzertorte, cuja receita vi num dos meus livros, era de framboesa, mas eu queria de amora. Depois da geléia pronta, que rendeu bem menos que esperava, fui procurar a tal receita, e cadê? Olhei tudo, olhei até outros livros que não abria faz tempo e nada da torta.
Eu não ia desistir da torta tão facilmente, e se não tinha receita nos livros, com certeza teria dezenas delas na web. Achei e gostei dessa aqui.
Bom, a estrela da torta é a massa. Uma estrela difícil e temperamental, é preciso dizer. Foi uma relação de amor e ódio com a massa, que me exigiu muita paciência na hora de abrir para fazer o topo, pois ficou muito quebradiça; mas ao provar, a massa é absolutamente deliciosa, acho que não me lembro de provar outra tão saborosa e crocante. Com certeza vale a pena fazer somente a massa, mesmo que seja na forma de biscoitinhos, como fiz com as sobras ;)

200g farinha de trigo
¼ colher (chá) canela em pó
1/8 colher (chá) cravo em pó
¼ colher (chá) sal
1 colher (sopa) raspas de limão
155g amêndoas sem pele
125g açúcar de confeiteiro
170g manteiga, temperatura ambiente
3 gemas
500g geléia de amora, ou outra da sua preferência
1 colher (sopa) leite
açúcar cristal ou granulado

Misture a farinha, canela, cravo, sal e raspas de limão, reserve. No processador coloque amêndoas e açúcar de confeiteiro, processe até ficar bem fininho. Na batedeira coloque a manteiga e bata até ficar cremoso, adicione a mistura de amêndoas, em seguida coloque 2 gemas. Por fim, coloque a mistura de farinha. Essa parte toda da batedeira eu fiz na mão. Separe dois terços da massa e forre uma forma redonda de 23cm*. Espalhe a geléia sobre a massa (se a geléia estiver muito grossa, aqueça um pouquinho no microondas que facilita). Com o último terço da massa, faça tirinhas diagonais, cobrindo toda a superfície. Leve à geladeira por 30min. Misture a última gema com o leite e pincele sobre a cobertura de massa, salpique o açúcar granulado e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 45-55 min, ou até a massa dourar e a geléia borbulhar.
* Fiz dois terços da receita, e coloquei em duas formas redondas de 13cm, e ainda sobrou um bom tanto de massa.