4.8.11

pudim de tangerina


Eu tenho certeza que o melhor jeito de comer mexirica é me sentar calmamente, descascar a fruta, destacar os gominhos e pacientemente tirar todos os fiapinhos, dar uma mordida, tirar as sementes e finalmente comer tudo. Sim, eu faço todo esse ritual frescura para comer uma única fruta, e mexirica está entre as minhas favoritas. Mas é sempre bom experimentar variações do que já é bom, e assim fiquei com vontade de preparar este pudim. É bem parecido com este, a única troca foi limão por tangerina. Vi no programa do Bill Granger e a receita estava anotada há tempos. Não me lembrava se no programa foi assada em banho-maria, fiquei com receio de queimar embaixo, então na dúvida coloquei água fervente na assadeira. 

4 ovos, separados
3 colheres (sopa) farinha de trigo
suco de 1 tangerina e raspas de 2
100g açúcar
2 colheres (sopa) manteiga, derretida
100ml leite

Bata as claras em neve em picos firmes e reserve. Numa tigela misture as gemas, farinha (já peneirada) suco e raspas da tangerina, misture bem com fouet e em seguida acrescente o açúcar. Numa tigela pequena, misture a manteiga + leite, e adicione à mistura das gemas, mexa bem. Delicadamente, coloque as claras em neve na tigela, e incorpore, sem bater. Distribua em potinhos untados, que possam ser levados ao forno. Coloque os potinhos numa assadeira alta, despeje água fervente até metade da assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 15min. Retire da assadeira e deixe esfriar. Sirva com chantilly.
Fiz meia receita acima, usei o suco de 1 tangerina porque era pequena, e obtive 3 xícaras de pudim.

14 comments:

  1. Tati
    Que leveza de receita e quanta delicadeza de imagem.
    Adorei.
    Bjs

    ReplyDelete
  2. Tati
    Me identifiquei com o ritual "frescura" de comer a mexirica. Faço EXATAMENTE assim. Outro dia o maridones comprou umas sem caroço, perdeu 50% da graça de comê-las. Tbm é das minhas frutas preferidas, e esse pudim está TUDO!! Linda produção da foto, gostei de tudo!

    bjs

    ReplyDelete
  3. Eu sou mais "ogra" para comer mexirica!!kkkk Só tiro as sementes...adoro os fiapinhos!!kkkk
    E apesar do cheiro que fica nas mãos, eu adoro descascar mexirica!!:D
    *Já fiz os cookies e aameeei!!!!!
    Bjao Fe

    ReplyDelete
  4. eu adorava fazer isso com a mexirica; tirava a casca, os fiapos, mordia, tirava as sementes e depois de cinco dias e meio, comia o gomo.

    mas não como mexerica há séculos, e nada derivado dela. me dá uma enxaqueca doida essa frutinha. que pena. :/

    ReplyDelete
  5. Oi Tati
    Eu também adoro essa fruta!
    Esse pudim com certeza ficou divino!
    Ficou muito fofo na xícara.
    Bjim
    Léia

    ReplyDelete
  6. Tati, eu até evito tangerina, mexerica e afins por ter essa mania de comê-las do jeito que você descreveu! Qdo eu era pqno minha avó falava que assim ficavam "só as garrafinhas" rs

    Adorei os pudinzinhos e adorei a idéia de assar em xícaras!

    bjo

    ReplyDelete
  7. Hum! Que delícia! Utimamente mexerica tem sido a minha sobremesa... Eu adoro todo esse ritual.
    Que delícia de pudim, heim? Vou guardar a receitinha comigo, e fazer antes que termine a temporada, né?
    Beijinho e obrigada pela sua visitinha ao meu blog.

    www.amenidadesdekelly.blogspot.com

    ReplyDelete
  8. Aqui em casa até a nossa poodle gosta de tangerina, quem come a fruta já o faz sabendo que será assediado pela cadela, então terá que providenciar uma para ela também, rsrs.
    Os pudinzinhos devem ter ficado leves e aerados, cozidos no banho-maria. E a apresentação ficou muito meiga.

    Beijoca e bom fim de semana, darling!

    ReplyDelete
  9. =D
    Não sou só eu que tenho esse 'cuidado' ao comer mexerica/tangerina. A única coisa que me chateia, é quando ela está azeda, aguada ou ressecada...
    Nem sempre dou sorte na hora de comprar.


    Sandra, também comprei essa sem caroço era única coisa que aconteceu, é que terminei de comer mais depressa. Tb não achei graça.

    MArly, aqui em casa, a Belly é quem AMA laranja, mexerica e sim, tb tem que dividir com ela, pq ela tb merece :) não dá para comer e resistir aos olhares lânguidos e pacientes. As outras cachorrinhas tb comem, mas ela gosta mais!

    Vou me esforçar para escolher umas mexericas bem gostosas para fazer os pudins :)

    ReplyDelete
  10. Essa fruta está na lista das mais apreciadas por mim. E o ritual é o mesmo, para ter o prazer de saborear ... afinal...
    Imagino como fica esse pudim!
    Bom final de semana!

    ReplyDelete
  11. Ando louca pra fazer essa receita desde que vi o Bill a preparando - lindos os teus pudinzinhos, Tati! Tão dourados!

    xx

    ReplyDelete
  12. Que delícia de pudim.
    Eu adoro tangerina, lembro que na minha dos meus avós havia um pé no quintal... tão bom lembrar que o cheiro me vem ao nariz...rs.
    Bjs

    ReplyDelete