terça-feira, 10 de maio de 2011

bolo de chocolate com cerveja stout


Antes devo dizer que cerveja está entre as bebidas mais dispensáveis para mim, fica bem ao lado da água com gás e da fanta uva. Mas por essas curiosidades culinárias que de vez em quando me pegam, fiquei com vontade de provar este bolo, afinal, leva chocolate e melado, e para mim tinha grandes chances de ser bom. Sem falar que o Baking Unplugged nunca me desapontou - figurando entre meus melhores livros de receitas.
Olha, o bolo é incrivelmente fofinho, ao partir a primeira fatia pensei que fatiar nuvens deve ser quase a mesma coisa! Sério, muito macio e úmido. E fica bem melhor no dia seguinte. Ah, a foto não ficou das melhores, acho uma dificuldade fotografar bolo de chocolate, viu...


1 ¼ xícara cerveja stout, desconsidere a espuma quando medir - usei a Guinness
1/3 xícara melado de cana
1 ¼ xícara manteiga, amolecida
1 ½ xícara açúcar mascavo - aperte na xícara para medir (usei demerara)
3 ovos grandes, temperatura ambiente
1 2/3 xícara farinha de trigo
¾ xícara cacau em pó natural (usei cacau alcalinizado)
1 ½ colher (chá) fermento em pó
½ colher (chá) bicarbonato de sódio
½ colher (chá) sal
170g chocolate meio-amargo, picadinho

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga uma forma de furo central de 25cm* (ou capacidade para 12 xícaras), polvilhe com cacau em pó. Numa panelinha coloque a cerveja e o melado, leve para aquecer em foto alto, até abrir fervura, desligue e reserve. Na batedeira coloque a manteiga + açúcar e bata até ficar cremoso, adicione os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Em outra tigela, misture a farinha, cacau, fermento, bicarbonato e sal. Com a batedeira ligada, coloque a mistura de farinha, alternando com a mistura de melado, deixando incorporar bem após cada adição. Por último adicione o chocolate picado. Coloque a massa na forma preparada, leve ao forno por 40-50min, ou até um palito sair seco. Deixe esfriar e só então desenforme. Sirva com uma cobertura de ganache, ou somente polvilhe açúcar de confeiteiro por cima. Achei mais "prudente" deixar a ganache para uma próxima oportunidade e fiquei só com o açúcar, rs.
* Fiz meia receita acima, e coloquei numa forma de furo central de 20cm.

17 comentários:

  1. Menina que cara boa este bolo e bem diferente, né?
    Aff fiquei c vontade de fazer aqui, mas n acho esta cerveja.
    Beijos
    Patty

    ResponderExcluir
  2. Olha, tirando a fanta uva eu amo as outras duas bebidas...hehehehe.
    Adorei o bolo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. "fatiar nuvens". precisa de mais o que pra lombrigar o público???

    e cerveja me é dispensável também, mas algumas eu aprecio mesmo. o bom é que com um copinho eu já fico retardada, então não preciso investir muito rico dinheirinho nessa vida.

    ;)

    ResponderExcluir
  4. Esse bolo tá com uma cara boa, mas não conheço essa cerveja...
    Pena!
    Bj e vê se aparece, viu?

    ResponderExcluir
  5. Tati,
    Que bolo maravilhoso.
    Adorei a textura dele, e ao contrário do que você diz, a foto ficou boa.
    Mas....já estava namorando um bolo parecido com a cerveja Guinness, mas quando fui comprar uma garrafinha, quase caí para trás.
    Dessa vez, vou ter que ficar na vontade..kkkkkk
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Achei a foto linda (que fofo esse pratinho!).
    Dá mesmo pra ver que ficou bem fofinho, Tati. Hum!
    xx

    ResponderExcluir
  7. Bem legal!!!

    Com cerveja guiness? Super original, nem nunca tinha visto!

    Mas acho que vale super a pena dar uma copiada, com esse visual, put´s, deu a maior vontade!

    ResponderExcluir
  8. Amei o bolo!!!Realmente parece super fofo e úmido!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir
  9. Tati
    Estou contigo na água com gás e fanta uva, mas uma breja vez ou outra, na praia, calorzinho, sabe, bate um bolão....
    Agora, o que é esse bolo?? Amei a cor, a textura e comeria essa fatia que vc achou não tão bonita agora mesmo! Receita anotadéssima

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Tati
    Que diferente essa receita, gostei muito!
    Um abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  11. Tati,

    Eu gostei da foto! A 'pretidão' do bolo já havia me seduzido, rsrs. E o 'fatiar nuvens' me levou à nocaute, resultado: tenho de fazer esta receita, rsrs.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  12. E quando a foto ficar boa então...vamos invadir o "ecrã" =)
    Gostei mto, o tom azul (de meu time) ornou com a prosa...cortando nuvens, amei isso!
    Água c gás, sem palavras #adoro!
    Eu não imagino, mas a carinha do seu bolo está deliciosa.
    Estava com saudades!
    Um bejim grande amore...

    ResponderExcluir
  13. menina...
    posts meus sumiram tb...
    e olha que o meu era apenas um diário!
    voltou hj, sabe se lá até quando?
    bj

    ResponderExcluir
  14. Tão bonssss estes biscoitos, que maravilha!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. nossa ficou com uma cara mto boa, vou preparar ja rsrs

    ResponderExcluir
  16. Ficou Fantástico. Só alterei uma coisa. Ao invés de colocar os ovos inteiros eu bati a clara em neve e incorporei só no final!

    ResponderExcluir