terça-feira, 10 de maio de 2011

bolo de chocolate com cerveja stout


Antes devo dizer que cerveja está entre as bebidas mais dispensáveis para mim, fica bem ao lado da água com gás e da fanta uva. Mas por essas curiosidades culinárias que de vez em quando me pegam, fiquei com vontade de provar este bolo, afinal, leva chocolate e melado, e para mim tinha grandes chances de ser bom. Sem falar que o Baking Unplugged nunca me desapontou - figurando entre meus melhores livros de receitas.
Olha, o bolo é incrivelmente fofinho, ao partir a primeira fatia pensei que fatiar nuvens deve ser quase a mesma coisa! Sério, muito macio e úmido. E fica bem melhor no dia seguinte. Ah, a foto não ficou das melhores, acho uma dificuldade fotografar bolo de chocolate, viu...


1 ¼ xícara cerveja stout, desconsidere a espuma quando medir - usei a Guinness
1/3 xícara melado de cana
1 ¼ xícara manteiga, amolecida
1 ½ xícara açúcar mascavo - aperte na xícara para medir (usei demerara)
3 ovos grandes, temperatura ambiente
1 2/3 xícara farinha de trigo
¾ xícara cacau em pó natural (usei cacau alcalinizado)
1 ½ colher (chá) fermento em pó
½ colher (chá) bicarbonato de sódio
½ colher (chá) sal
170g chocolate meio-amargo, picadinho

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga uma forma de furo central de 25cm* (ou capacidade para 12 xícaras), polvilhe com cacau em pó. Numa panelinha coloque a cerveja e o melado, leve para aquecer em foto alto, até abrir fervura, desligue e reserve. Na batedeira coloque a manteiga + açúcar e bata até ficar cremoso, adicione os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Em outra tigela, misture a farinha, cacau, fermento, bicarbonato e sal. Com a batedeira ligada, coloque a mistura de farinha, alternando com a mistura de melado, deixando incorporar bem após cada adição. Por último adicione o chocolate picado. Coloque a massa na forma preparada, leve ao forno por 40-50min, ou até um palito sair seco. Deixe esfriar e só então desenforme. Sirva com uma cobertura de ganache, ou somente polvilhe açúcar de confeiteiro por cima. Achei mais "prudente" deixar a ganache para uma próxima oportunidade e fiquei só com o açúcar, rs.
* Fiz meia receita acima, e coloquei numa forma de furo central de 20cm.