6.1.11

sorvete de chocolate branco com sementes de cacau


Espero que todos tenham aproveitado bastante as festas de final de ano. Por aqui, pouco entrei na cozinha, somente preparava o necessário, porque a barriga não deixou de roncar. De vez em quando estas pausas fazem um bem danado.
Bom, este sorvete eu fiz para a sobremesa de natal, na empolgação comprei quase um quilo de sementes de cacau, então, bora procurar receitas para usar as sementinhas! Aqui chocalate meio-amargo derretido seria um ótimo substituto para o cacau, se tornando um sorvete de flocos de verdade, só diminuiria a quantidade de açúcar, porque, vocês sabem, chocolate branco é beeem doce. Receita quase-nada adaptada daqui.

250ml leite integral
3 gemas
1/3 xícara açúcar
100g chocolate branco, picadinho
125ml creme de leite
30g sementes de cacau

Aqueça o leite com metade do açúcar, até abrir fervura. Misture as gemas com a outra metade do açúcar e bata até ficar um creme claro. Despeje lentamente o leite sobre a mistura de gemas, mexendo sempre, volte todo o líquido para a panela, em fogo baixo, sem parar de mexer, até engrossar e cobrir as costas de uma colher, não deixe ferver. Quando a mistura engrossar, despeje sobre a tigela, passando por uma peneira. Adicione o chocolate branco, misture bem até derreter, por último coloque o creme de leite e mexa bem. Leve a mistura à geladeira por algumas horas, coloque na sorveteira e proceda conforme instruções do fabricante. Quando o sorvete estiver pronto, coloque as sementes de cacau, e deixe a sorveteira ligada por mais alguns segundos. Coloque em pote hermético e guarde no freezer.

12 comments:

  1. Oi Tah!
    Primeiro quero te desejar um ano diferente dos outros...um ano de muitas realizações, grandes vitórias e conquistas, mas acima de tudo experiências c o Criador.
    Q Ele conceda o q vai no íntimo de seu coração.
    Q haja alegria de vida em vc e na sua família...e q as lembranças de dores se transformem em doces...
    Perdoe-me pela demora, mas não me esqueci de vc...e o texto Tente outra vez foi inspirado no q eu vivo e no q vc e outras cumadis queridas tb viveram... a dor da perda.
    Espero q esteja bem...
    E o sorvete cai mt bem c um bolinho...afinal a chuva tem caído sem parar, né?!
    Um bejim grande prá vc e tamo junto! =]

    ReplyDelete
  2. Oi,
    Vim conhecer seu blog depois de ter visto uma receita com lavanda no blog da Vinni, nunca tinha ouvido falar em lavanda e culinária.Gostei bastante da novidade.
    Feliz ano novo para vc e seus familiares.
    Abração!!

    ReplyDelete
  3. Estou te seguindo mesmo sem atualizar meu blog.
    Abração!

    ReplyDelete
  4. Hummm, eu amo sorvete!!!!Vc acredita que eu ainda não fiz em casa( p/ não dizer que nunca fiz,já deve ter uns 15 anos atrás, fiz de folcos que é o meu preferido), tenho é que comprar esta sorveteira!!!!
    Deve ter um sabor maravilhoso!!!

    Bjs....

    ReplyDelete
  5. Olá a todos os que vão ler este comentário neste blogue ou noutro muito bom como este. Pois é, estou encantado com todos estes pratos tão bem confeccionados. Pois, eu gostava de fazer igual, mas não consigo. A vida é dura e obrigou-me a morar sozinho, e a cozinha não é de todo o meu local favorito. Mas estou a tentar conhecê-la, mas as aventuras têm sido imensas. Fiz um blog humilde para colocá-las em forma de crónica pouco extensas. Gostava muito que todos vocês o visitassem e se possível o seguissem. É que tentar cozinhar e depois não ser ajudado, é algo muita mau.
    Cumprimentos a todos!

    http://tenhosalfaltamecolher.blogspot.com/

    ReplyDelete
  6. Nossa Ta!!! Mto profissa esse seu sorvete!! Babei aqui viu!!!rs
    Bjao e um lindo 2011 pra vc!!
    Fe. ;)

    ReplyDelete
  7. Tati, querida, feliz ano novo! Saudade de passar por aqui.

    Esse sorvete está com uma cara tão, mas tão boa que estou marcando a receita agora mesmo. Se vc quer uma idéia para usar os cacao nibs faça os sablés integrais da Alice Medrich (não sei se vc tem o livro dela, Pure Desserts - se precisar a receita dos sablés estão no blog. Acho que vc vai gostar!).
    Beijo, querida!

    ReplyDelete
  8. Oi, Tati,

    Feliz 2011! Que este seja um ano realmente muiiito bom para você e os seus queridos!
    Menina, você está se tornando uma especialista em sorvetes gourmets (mas não só! rsrs).
    Este está com um aspecto muito saboroso e me fez pensar no meu marido, que adora um sorvete 'flocado', rsrs.

    Um beijo e bom fim de semana!

    ReplyDelete
  9. Oi Tati
    O frio aqui ta' d+ amiga! Mas tomaria esse teu delicioso sorvete com muito prazer!
    Bjo grande
    Léia

    ReplyDelete
  10. Tati,
    vi essas sementinhas de cacau num dos passeios que fiz em Sampa, mas já tinha dúvida sobre qual comprar por causa do preço, e no fim, acabei voltando de mãos vazias.
    E vc sempre arrasando com receitas de sorvetes.
    Aquela sua dica sobre fazer sem a maquina está anotada, viu?
    Qualquer dia, eu faço.
    beijos

    ReplyDelete
  11. Minha familinha iria adorar esse sorvete.
    Quanto às sementes de papoula, um vendedor me disse que, apesar da liberação, há uma burocracia por trás que desestimula a comercialização. Mas acho que no sabor não fez diferença, só mesmo na textura.
    Bom final de semana!

    ReplyDelete
  12. que sorvete mais bonitão, hein?
    agora inventei que quero fazer sorvete em casa, só não sei quando vou começar. não tenho sorveteira e fobia de batedeira.
    mas tenho um menininho que adora sorvete, mas seria bom fazer em casa pra ele, né, sem aditivos, corantes, gorduras alienígenas e etc.

    será que vai até o fim do mês???

    [e super tô voltando pra Oz, agora ninguém segura nói nas passeadas por SP (ou, nas sentadas pra tomar café e comer, que a gente faz isso melhor que bater perna por aí, hahaha)].
    =***

    ReplyDelete