terça-feira, 15 de junho de 2010

bolo de blueberry com crocante


Gosto muito dos bolinhos que não precisam de batedeira. Não sei, gosto do som que a colher de pau produz ao chocar com a tigela de vidro. Gosto dessas receitas que não precisam de esforço, é só mexer um pouquinho, deixar a massa granulosa, colocar no forno meio desconfiada do resultado e de lá sai um bolo super fofinho. Também fica muito bom feito com amoras. Receita daqui.

1 ½ xícara farinha de trigo
¾ xícara açúcar
1 colher (chá) fermento em pó
¼ colher (chá) sal
¼ colher (chá) bicarbonato de sódio
½ xícara + 1 colher (sopa) manteiga sem sal
½ xícara sour cream*
1 ovo grande
1 colher (chá) extrato de baunilha
¼ colher (chá) canela em pó
¼ colher (chá) pimenta-da-jamaica
¼ colher (chá) noz moscada, ralada na hora
1 ½ xícara blueberries

Pré-aqueça o forno a 190ºC. Unte uma forma quadrada de 22cm**. Numa tigela média, misture a farinha, ½ xícara + 2 colheres (sopa) de açúcar, fermento em pó, sal e bicarbonato. Coloque ½ xícara da manteiga e misture tudo, usando as pontas dos dedos, ou um garfo. Deixe alguns pedaços da farofa, mais ou menos do tamanho de um grão de feijão.
Para fazer o crocante do topo, retire ¾ xícara desta farofa preparada, coloque numa tigela pequena, adicione o açúcar restante - 2 colheres de sopa - e a colher de sopa de manteiga restante. Misture novamente, deixando pedacinhos. Reserve.
Numa tigela pequena, misture o sour cream, ovo e baunilha. Coloque as especiarias na mistura de farinha - não aquela reservada para cobrir o bolo - e misture bem. Coloque as blueberries sobre esta mistura. Gentilmente despeje a mistura líquida, e misture somente até incorporar todos os ingredientes. A massa ficará espessa, não mexa demais. Coloque a massa na forma preparada, polvilhe a farofinha por cima, e pressione levemente antes de levar ao forno. Asse por 30min, ou até um palito sair seco. Deixe esfriar na forma por 20 min antes de desenformar.
*para o sour cream, misture 1 xícara de leite, ou creme de leite, com 1 colher (sopa) de limão ou vinagre de maçã.
**fiz meia receita e coloquei numa forma quadrada de 15cm.