quinta-feira, 3 de setembro de 2009

sorvete torta de limão


Queria muito sorvete de limão, e fiquei na dúvida entre este e uma receita do Lebovitz. Escolhi este pela variedade dos ingredientes, achei que ficaria mais saboroso, e não me enganei. Absolutamente delicioso, e o preferido absoluto de uma das gatas :)
Daqui.

curd de limão:
50g manteiga, temperatura ambiente
2 ovos, ligeiramente batidos
60ml suco de limão siciliano (2 limões)
raspas desses 2 limões
106g açúcar

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo até engrossar. Retire do fogo e passe por uma peneira (para tirar pedaços de clara cozida) para uma tigela, tampe e leve à geladeira.

Enquanto esfria, faça o creme que consiste em:
106g açúcar
300ml creme de leite fresco
240ml leite integral
4 gemas

Misture creme de leite + leite integral e leve ao fogo até ferver. Delisgue o fogo e deixe esfriar. Enquanto esfria, misture as gemas e açúcar e bata até formar um creme claro, como gemada. Na tigela da gemada, verta a mistura de leite, aos poucos, mexendo bem. Volte para a panela, e leve novamente ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar, sem deixar ferver (como eu não fiz). Deixe esfriar um pouco. Misture este creme à curd, leve para gelar por algumas horas. Leve o creme à sorveteira, deixo aproxidamente 40 min batendo. Assim que estiver pronto, transfira para um pote próprio e acrescente 100g de biscoito maisena picadinho. Deixe gelar.

2 comentários:

  1. Eba!!! Você gostou do sorvete!! Que bom!! :D

    Quando éramos pequenos, meu irmão e eu tínhamos uma cachorrinha que comia de tudo - até danoninho meu irmão dava pra ela.

    ResponderExcluir
  2. O sorvete acabou rapidinho, que saudade! Pets adoram danoninho, não sei porque, mas esta gata come desde iogurte natural até shimeji...

    ResponderExcluir