domingo, 1 de fevereiro de 2015

torta de frango com broto de bambu


Esta torta era figurinha repetida em casa nos primeiros meses de casamento, até que enjoei, o marido mal comia e deixei de lado. Aí no final do ano passado comecei a ver com frequência broto de bambu no sacolão e comprei para experimentar (já tinha comido antes, e achei horrível, descobri que era o modo de preparo errado, a forma correta está no final da receita). Vi que poderia usar como substituto do palmito e este combina tão bem com frango, né? Enfim, uma coisa leva à outra e a torta acabou surgindo. Gostei bastante, admito que é trabalhosa, porém o resultado compensa ;)

massa:
190g farinha de trigo
2 colheres (sopa) amido de milho
100g manteiga gelada, picada
⅓ colher (chá) fermento em pó
1 ovo pequeno
2 ½ colheres (sopa) leite frio, ou água gelada 

recheio:
1 peito de frango com osso
2 tomates sem pele
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho, esmagados
um punhado de salsinha picada
cerca de 300ml do caldo de frango
meio copo de requeijão, ou cream cheese
300g de broto de bambu cozido e picadinho*
sal, pimenta, a gosto.
1 gema, para pincelar

Comece pela massa, peneirando os ingredientes secos e acrescente a manteiga, misture até formar uma farofa, coloque o ovo e misture mais, adicione o leite aos pouquinhos até formar uma massa homogênea. Embrulhe em papel filme e deixe na geladeira por 30 min. Separe ⅔ da massa, abra com um rolo sobre uma superfície enfarinhada e preencha uma forma de 20cm de diâmetro no fundo e nas laterais. Furei com um garfo, coloque uma folha de papel alumínio por cima e coloque feijões para fazer peso, leve para assar, até dourar levemente. Retire do forno e deixe esfriar.
Para o recheio, cozinhe o peito de frango na pressão (por uns 20min), temperando a água com ¼ de cebola, um punhado de salsinha com os talos, um dente de alho e sal. Quando estiver cozido, desfie bem o frango e reserve. Numa panela grande refogue a cebola e alho, coloque os tomates picados, salsinha e deixe cozinhar. Adicione o frango, broto de bambu, uma quantidade que dê para cobrir a panela do caldo de frango do cozimento e deixe por alguns minutos até a água secar. Acerte sal, pimenta, ou outro tempero que desejar, e finalize com o requeijão. Coloque a mistura da forma de massa pré-assada. Use o restante da massa para cobrir a torta, eu não consigo fazer aquele entrelaçado bem-feito, então abri a massa, usei uns cortadores de biscoito, seja como você fizer, finalize pincelando gema na massa da cobertura. Leve ao forno até dourar.
*Para cozinhar o bambu, troque várias vezes a água fervente (umas 5 ou 6 vezes) e acrescente numa das trocas um pouquinho de bicarbonato de sódio, ele - e as trocas de água - ajudam a tirar o amargor.

5 comentários:

  1. Costumo usar o bambu em saladas e gosto
    Essa torta ficou linda e tem recheio delicioso
    Boa semana
    bj

    ResponderExcluir
  2. A tua torta ficou com um lindo aspecto! Adorei a decoração com flores de massa.
    Não como frango, mas gosto de bambu e certamente a tua torta ficou show!
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
  3. fui gugá broto de bambu porque tava confundindo com broto de alfafa... vai vendo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já comeu broto de alfafa? Sempre tem lá, inclusive fica um senhorzinho fazendo corpo-a-corpo pra vender a alfafa, mas acho o pacote muito grande pra minha curiosidade.

      Excluir
  4. Que linda Tati!!
    Adoro o efeito da massa, e tarte de frango é sempre deliciosa, comida de conforto.
    Deixei resposta lá no blog, mas digo aqui que pode usar qualquer tipo de leite, não precisa de ser o de soja, pode ser de coco, aveia, amêndoa e até o normal de vaca.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir