15.12.14

tuna melt do Emeril


Essa mistura boa de queijo quente com sanduíche de atum eu só descobri algum tempo atrás. É dessas coisas boas que só conheci por causa do blog, de pesquisar outros pratos, outras combinações. Costumo fazer uma outra versão dele, fechado e aquecendo na frigideira tampada, mas aí vi que tinha todos os ingredientes para esta receita do Emeril (quanto mais uso este livro, mais gosto, as receitas são realmente práticas e rápidas), até mesmo o queijo provolone - eu raramente compro este queijo, ele me lembra imediatamente o meu pai, e infelizmente há poucas boas marcas dele no mercado, gostei bastante da Três Marias. Ficou bem diferente como um sanduíche aberto, não é bruschetta! Aqui vai a receita:

2 ou 3 latas de atum sólido
¼ xícara maionese, mais para espalhar nos pães
¼ xícara cebola roxa, picadinha
1 colher (sopa) alcaparras, drenadas
1 colher (sopa) suco de limão
pimenta-do-reino
sal a gosto
¼ colher (chá) orégano seco
4 fatias de pão branco
8 fatias finas de tomate
fatias de queijo provolone

Misture o atum, maionese, cebola, alcaparra, suco de limão, pimenta, sal e orégano, mexa tudo até ficar bem misturado. Espalhe maionese sobre as fatias de pão, em seguida espalhe o patê e disponha as fatias de tomate, por último, cubra tudo com o provolone fatiado. Coloque numa assadeira e leve ao forno com um grill, e deixe aquecer, até o queijo borbulhar. Eu usei meu forninho elétrico, e até mesmo uma frigideira tampada no fogo bem baixinho. Sirva quente.
rende: 4 sanduíches abertos e alimenta de 2 a 4 pessoas.

2 comments:

  1. Oi, Tati,

    Eu também gosto das receitas do Emeril Lagasse, rsrs. Mas ainda não comi atum com queijo, rsrs. O seu sanduíche ficou com um aspecto bem apetitoso!

    Um beijo e bom dia, girl!

    ReplyDelete
  2. Não como atum, mas achei essa receita muito interessante e rica!
    Pelo outros ingredientes usados, penso que também ficaria deliciosa uma versão vegetariana!
    Adoro gorgonzola! Pena que aí você acha poucas marcas. Se um dia você vier por aqui vai ficar doida com tantas excelentes marcas.
    Bjim
    Léia

    ReplyDelete