23.12.14

cookies de chocolate


Pensei e ponderei antes de decidir postar esta receita. Duas de três fornadas ficaram boas, uma ficou horrível, a massa se espalhooooou, se encontrando, me desesperando por desperdiçar chocolate do bom. Pensei, pensei e logo entendi meu erro, e a terceira fornada saiu okay, queimando um pouquinho por descuido meu. Isso me fez pensar: eu perdi a mão pra cozinhar? Receita ruim? Do Bon Appétit? Nãããm! Cozinhar é igual a andar de bicicleta? Não sei. Aprendi a andar quando criança, fiquei uns 15 anos sem andar e quando peguei percebi que meu cérebro não esqueceu de nada, dos movimentos, do equilíbrio. E fazer cookies, um dia a gente aprende e nunca mais "desaprende"? Sei lá, faz um ano e meio que preparei da última vez, tem um monte de detalhes que ficam na cabeça, a gente logo liga um erro a um passo mal dado, e sabe o que fazer para consertar... e vem a falta de prática, outras coisas na cabeça e o arquivo "como assar cookies corretamente" está lá no fundinho da mente, junto com esta música que eu adoro e redescobri recentemente. Bom, aqui está a receita, boa música e um Natal joinha pra vocês!

2 ½ xícaras farinha de trigo
1 colher (chá) fermento em pó
pitada de sal
1 xícara manteiga, temperatura ambiente
1 xícara açúcar mascavo claro (usei demerara)
¾ xícara açúcar refinado
2 ovos grandes, temperatura ambiente
1 colher (chá) baunilha
2 xícaras chocolate picado, ou gotas (usei 1 xícara de cada: ao leite e meio amargo)

Misture a farinha, fermento e sal. Na batedeira coloque a manteiga e bata até ficar cremosa, adicione os açúcares, coloque os ovos, um a um, até ficar bem incorporado, vai a baunilha e por fim a mistura de farinha, bata somente até incorporar. Desligue a batedeira e coloque o chocolate. Leve a massa à geladeira por pelo menos 2 horas. Faça bolotas de massa de 2 colheres de sopa, mais ou menos, achate um pouco. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 11-12min, ou até dourar nas bordas. Deixe numa gradinha para esfriar.