11.9.14

bolo de banana, coco e cereja seca


Sempre tive dificuldade em eleger preferidos: música, banda, comida, filme, livro, série... isso depende do humor, da minha fase na vida, no dia. Mas já consigo eleger alguns favoritos, James é minha banda de coração, ouço desde a adolescência, e passei a última década ouvindo direto, gostando cada vez mais, desabei pro Chile só para vê-los tocar, depois eles vieram aqui, do lado de casa, tocar no Cine Jóia, morri quando soube que eles estavam no Peru e não teria turnê sul-americana. James é uma espécie de The Smiths que deu certo, com certeza fãs do Morrissey irão discordar, mas desculpa, eu só tenho respeito pelo Johnny Marr.
Também consegui eleger Crime e Castigo como meu livro preferido, já li e reli umas 4 ou 5 vezes, não tenho certeza. Leitura é como uma viagem, na primeira vez a gente quer chegar logo ao destino, mas uma vez o destino já conhecido, podemos apreciar o viajar, olhar a paisagem, e a cada nova viagem mais detalhes que estavam o tempo todo lá são percebidos. Por isso que eu gosto muito de reler textos que já conheço, como música, que ouvimos repetidas vezes.
Agora, no quesito bolo/muffin de banana, ainda não posso apontar meu favorito, por isso vivo experimentando novas receitas - tenho mais umas 3 na fila para testar. Esta receita é da Nigella, gostei da adição de cereja seca, fica um azedinho bom na massa úmida. É  a terceira vez que preparo, é um bolo meio chato de assar, o palito seco engana, na segunda vez o bolo foi afundando depois que tirei do forno e descobri que ficou cru no meio. Desta vez ficou certinho (até na foto do livro ele está afundado), só não deu para mostrar porque o marido levou pro escritório e salvei estas fatias para mim :)

9 colheres (sopa) manteiga derretida
4 bananas amassadas (cerca de meio quilo medido com casca)
¾ xícara (chá) açúcar 
1 xícara + 2 colheres (sopa) farinha de trigo
2 colheres (chá) fermento em pó
½ colher (chá) bicarbonato de sódio
⅔ xícara cerejas secas
1 xícara coco ralado (usei coco flocado)

Pré-aqueça do forno a 160ºC. Unte uma forma retangular (23x10cm), forre com papel manteiga o fundo e enfarinhe as laterais. Amasse as bananas e reserve. Numa tigela coloque a manteiga derretida e o açúcar, misture bem, adicione a banana e mexa. Em seguida coloque a farinha, fermento e bicarbonato, mexa. Por fim, misture as cerejas e coco ralado. Coloque na forma e nivele a massa. Asse por 50min, ou mais. Se certifique que está completamente assado no meio da forma.

4 comments:

  1. Nunca comi bolo com banana.
    Esse tem um excelente aspecto tenho a certeza que ia gostar
    bj

    ReplyDelete
  2. Oi, Tati,

    Vou por partes: nunca tinha ouvido falar nesta banda, rsrs. Mas fiquei muito curiosa sobre ela e já vou procurar conhecê-los, rsrs. Quanto ao livro, é bem possível que Dostoiévski seja o meu escritor preferido, tenho uma admiração profunda por ele, por isso sempre o estou relendo. Mas o meu livro favorito dele não é o Crime e Castigo, embora eu considere este livro muito bom. O meu preferido dele é Os irmãos Karamazov, seguido talvez pelo O Idiota (ambos com grande apelo espiritual).
    Já o bolo me deixou com água na boca, eu meio que virei fã desses bolos ricos, que misturam várias frutas e ingredientes, rsrs.

    Um beijo

    ReplyDelete
  3. Gostei muito da sua receita e da sua cozinha. Bejokas. Quando poder faça uma visita fico muito feliz))
    http://latabledupere.blogspot.pt.

    ReplyDelete
  4. Assim é que é bom! Já viste se tivesses só um preferido?
    Há tantos bolinhos bons para experimentar :) e este é um deles, adorei.
    Um beijinho.

    ReplyDelete