2.2.15

torta de frango com broto de bambu


Esta torta era figurinha repetida em casa nos primeiros meses de casamento, até que enjoei, o marido mal comia e deixei de lado. Aí no final do ano passado comecei a ver com frequência broto de bambu no sacolão e comprei para experimentar (já tinha comido antes, e achei horrível, descobri que era o modo de preparo errado, a forma correta está no final da receita). Vi que poderia usar como substituto do palmito e este combina tão bem com frango, né? Enfim, uma coisa leva à outra e a torta acabou surgindo. Gostei bastante, admito que é trabalhosa, porém o resultado compensa ;)

massa:
190g farinha de trigo
2 colheres (sopa) amido de milho
100g manteiga gelada, picada
⅓ colher (chá) fermento em pó
1 ovo pequeno
2 ½ colheres (sopa) leite frio, ou água gelada 

recheio:
1 peito de frango com osso
2 tomates sem pele
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho, esmagados
um punhado de salsinha picada
cerca de 300ml do caldo de frango
meio copo de requeijão, ou cream cheese
300g de broto de bambu cozido e picadinho*
sal, pimenta, a gosto.
1 gema, para pincelar

Comece pela massa, peneirando os ingredientes secos e acrescente a manteiga, misture até formar uma farofa, coloque o ovo e misture mais, adicione o leite aos pouquinhos até formar uma massa homogênea. Embrulhe em papel filme e deixe na geladeira por 30 min. Separe ⅔ da massa, abra com um rolo sobre uma superfície enfarinhada e preencha uma forma de 20cm de diâmetro no fundo e nas laterais. Furei com um garfo, coloque uma folha de papel alumínio por cima e coloque feijões para fazer peso, leve para assar, até dourar levemente. Retire do forno e deixe esfriar.
Para o recheio, cozinhe o peito de frango na pressão (por uns 20min), temperando a água com ¼ de cebola, um punhado de salsinha com os talos, um dente de alho e sal. Quando estiver cozido, desfie bem o frango e reserve. Numa panela grande refogue a cebola e alho, coloque os tomates picados, salsinha e deixe cozinhar. Adicione o frango, broto de bambu, uma quantidade que dê para cobrir a panela do caldo de frango do cozimento e deixe por alguns minutos até a água secar. Acerte sal, pimenta, ou outro tempero que desejar, e finalize com o requeijão. Coloque a mistura da forma de massa pré-assada. Use o restante da massa para cobrir a torta, eu não consigo fazer aquele entrelaçado bem-feito, então abri a massa, usei uns cortadores de biscoito, seja como você fizer, finalize pincelando gema na massa da cobertura. Leve ao forno até dourar.
*Para cozinhar o bambu, troque várias vezes a água fervente (umas 5 ou 6 vezes) e acrescente numa das trocas um pouquinho de bicarbonato de sódio, ele - e as trocas de água - ajudam a tirar o amargor.