19.6.14

sopa de cebola do "outback"


Faz bastante tempo que uso esta receita de sopa, anotei no meu caderninho como outback, mas não sei dizer se faz parte do menu, ou não. Fato é que nunca comi em nenhum restaurante da rede, marido vivia convidando (até que desistiu, coitado), me desculpem quem gosta, é que eu não vou com a cara da comida, dê uma olhada no cardápio e verá que é tudo monocromático no marrom-fritura, até a sobremesa! Eu não vou achar a fonte, sei que tempos atrás li que a carne "macia" deles consiste numa técnica de fazer centenas e centenas de micro-furinhos para que os filés pareçam macios, e não praticamente despedaçados. Costela suína ao molho barbecue? Não consigo nem falar sobre isso, passei mal to-das as vezes que comi esse troço, a última delas no início super enjoado da gravidez.
Bom, já passei muitas linhas falando mal de um lugar que nunca fui. Mas sei que posso falar muito bem desta sopa, facinha de fazer (picar as cebolas no processador é o que há) e o queijo ralado derretendo sobre a sopa é indispensável.

2 litros de água
4 cubinhos de caldo de carne
3 cebolas médias, fatiadas
½ xícara amido de milho
1 xícara água
sal, pimenta-do-reino a gosto
1 xícara creme de leite
queijo gouda, para servir (emmental também fica bom)

Leve a água para ferver, assim que abrir fervura coloque o caldo de carne, desmanche bem, coloque as cebolas. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por uns 25min. Dissolva o amido na água e coloque uma concha da água com cebola quente, misture tudo e lentamente coloque todo o líquido na panela, mexendo sem parar (isso evita que o amido fique empelotado). Acerte o tempero, deixe cozinhar por mais 15min, até engrossar o caldo. Desligue o fogo, adicione o creme de leite, misture bem. Sirva nos pratos e por cima coloque o queijo ralado.
serve: 4 porções