1.5.14

pão de batata doce




Minha lembrança de pão de batata vem de longe, lá dos anos 90, onde todas as cantinas de escola que estudei tinham o tal pão, podia ser a versão simples, com catupiry, com frango, com frango e catupiry... e finalmente a mais bizarra de todas (pelo menos para mim) que era o pão recheado com um hamburguer. Essa chamava hamburgão e tinha na lanchonete da faculdade. Depois parei de estudar e logo esqueci dos pães de batata da vida. Até que eu vi a receita que a Renata postou, e com batata doce fiquei ainda mais intrigada, além de ter em casa aquela batata bem amarela, quase laranja, que encontro no sacolão onde faço compras (pra quem é de SP é o hortifruti imigrantes, fica na ricardo jafet) e antes no via nos livros e programas de culinária gringos.
Demorei a botar a mão na massa, conciliar bebê e pão tem sido meio difícil pra mim - pelo menos a Clara adorou o purê de batata assada, e nós adoramos o pãozinho!
Receita do Strawberry Crumble.

¼ xícara água morna
1 colher (sopa) fermento biológico seco
½ colher (chá) açúcar
½ xícara buttermilk morno
¼ xícara manteiga, amolecida
1 ovo, temperatura ambiente
¼ xícara açúcar
1 ¼ colher (chá) sal
¾ xícara purê de batata doce assada
5 xícaras farinha de trigo (medida aproximada)

Numa tigela grande misture água, fermento e ½ colher de açúcar, aguarde 5 min. Em seguida adicione o buttermilk, manteiga, ovo, açúcar, sal e batata. Misture bem, e adicione aos poucos a farinha, sovando, até obter uma massa macia, porém pegajosa (não adicione farinha demais, pois o resultado será um pão mais duro). Coloque a massa na tigela grande, eu costumo polvilhar bastante farinha na tigela para não grudar, há que unte a tigela com óleo, mas o objetivo é o mesmo. Deixe a massa fermentar por 1hora, aproximadamente, ou até dobrar de tamanho, num local morno e sem corrente de ar. Retire o ar da massa, pegue porções de massa e faça bolinhas, coloque-as numa assadeira, uma do lado da outra. Deixe fermentar novamente por mais 30 min, ou até dobrar de tamanho. Neste intervalo, pré-aqueça o forno a 200ºC. Asse os pães por 20 minutos, ou ouvir um ruído oco quando bater no fundo da forma.