9.1.14

voltando com bolo de banana e chocolate


Olá, pessoas! Antes de qualquer coisa, quero desejar um lindo 2014 pra todo mundo que passa por aqui - pra quem não passa também!
Antes queria explicar que meu sumiço do blog - e da minha cozinha - não foi por causa do nascimento da Clara, e sim porque tive/tenho uma doença que não esperava ter num momento desses: depressão pós-parto. Estou em tratamento, promete ser longo, não estou totalmente curada, tenho umas recaídas bem ruins. Sabe, poderia falar horas sobre DPP, sobre o que aprendi, relatos que li, artigos médicos, pessoas que conheci, minha experiência e aceitação da doença (in progress). Mas não vou, a parte mais difícil de todo esse doloroso processo foi conseguir aceitação das pessoas, às vezes só empatia já bastava, inclusive dos médicos que procurei, que estava sim doente e precisava de ajuda em muitos níveis. Entendi finalmente que esta é uma experiência muito particular, só quem teve DPP pode entender outra mulher na mesma situação, quem pariu e não ficou doente não entende patavina do que é isso, julgam, falam besteira, dão "conselhos", e os mais desastrados deixam escapar que é frescura.
Bom, se alguém quiser perguntar alguma coisa, sinta-se à vontade. Agora, falando do bolo, sei que a foto está xexelenta - tirei num final de tarde chuvoso - mas asseguro que é ótimo, bem macio, úmido e só vai sujar uma tigela. Receita do Baking Unplugged.

1 ¼ xícara banana amassada
1 xícara açúcar
½ xícara óleo
2 ovos grandes
1 ¼ xícara farinha de trigo
1 colher (chá) bicarbonato de sódio
½ colher (chá) sal
½ xícara gotas de chocolate

Pré-aqueça o forno a 180ºC, unte e enfarinhe uma forma quadrada de 20cm. Numa tigela grande coloque as bananas, açúcar e óleo, misture bem. Adicione os ovos, um a um e misture. Peneire a farinha, fermento e sal diretamente sobre a tigela das bananas, misture rapidamente, e antes que toda a farinha seja incorporada à massa, coloque as gotas de chocolate e mexa até ficar homogêneo, mas não mexa demais (assim garantimos que o bolo ficará fofinho). Leve ao forno por30-35min, ou até um palito sair seco.