Posso dizer que pão preto é meu preferido do momento - macio, complexo, vai bem com acompanhamentos doces e salgados, e sobretudo é gostoso purinho, mesmo. E todos os pães que preparei recentemente achei que ficaram muito, muito bons, portanto, é chover no molhado dizer que gostei mais de um que de outro. Por ora vou testando diferentes receitas, até formar meu time particular dos pães preferidos, até lá vou compartilhar aqui os casos de sucesso da minha "padaria caseira". Receita desse livro.
2 ¼ xícaras (200g) farinha de centeio
2 ¾-3¼ xícaras (440-515g) farinha de trigo para pães
¾ xícara farelo de trigo (usei farinha integral)
2 colheres (sopa) cacau em pó
1½ colher (chá) alcaravia (kümmel), esmagadas
1 colher (chá) erva-doce, esmagadas
1 colher (chá) sal
1 colher (chá) açúcar
2 ¼ colheres (chá) fermento biológico seco
1 ½ xícara água
1 colher (sopa) vinagre de vinho tinto (usei de maçã)
3 colheres (sopa) melado de cana
4 colheres (sopa) manteiga sem sal
Misture a farinha de centeio e cerca de 2 ¾ xícaras de farinha de trigo. Numa tigela grande misture o farelo de trigo, cacau, alcaravia, erva-doce, sal e açúcar, mexa bem, coloque o fermento e misture. Adicione 1 xícara da mistura de farinhas e mexa novamente. Numa panelinha coloque a água, vinagre, melado e manteiga e leve ao fogo para aquecer, deixe morno e a manteiga não precisa derreter, basta ficar amolecida. Adicione esta mistura líquida à tigela com o farelo de trigo e mexa. Coloque a mistura de farinha restante, e vá sovando a massa, adicionando a farinha de trigo restante. Sove por uns 15min. Coloque numa tigela untada com óleo, cubra e deixe num local morno e sem ventilação por 45-60min, ou até dobrar de volume. Passado o tempo, coloque a massa numa superfície enfarinhada, retire o ar da massa e sove por 1 min. Divida a massa em duas partes, forme uma bola de 15cm com cada parte e coloque sobre duas formas redondas de 20cm untadas com manteiga. Cubra com pano de prato e deixe crescer por mais 40-45min. Enquanto isso pré-aqueça o forno a 180ºC. Asse por 45min. Deixe esfriar sobre uma gradinha.
rende 2 pães médios. Fiz meia receita acima.
Tati,
ReplyDeleteEu gosto muito de pão preto e passei um tempão comprando só os desse tipo, rsrs. Este deve ter ficado especialmente saboroso, a apareência dele é muito boa!
Beijo e boa tarde!
Eu acho que o mais perto que cheguei de pçao preto foi o do lanche mac cheddar do mac donalds rsrsrs. Isso é praticamento um pecado que eu preciso consertar logo rsrsrsrs. O seu tem uma textura muito linda.
ReplyDeleteUm beijo
Nunca preparei um pão preto, parece muito bom e de sabor intenso!
ReplyDeleteSua "padaria" está de parabéns!!
Bj,
Seu pão ficou muito apetitoso me deu água na boca.
ReplyDeletebjo
Que pão lindo! Adorei ver o melado de cana entre os ingredientes. Ele substitui o mel na receita... Delícia, heim!
ReplyDeleteBeijos!
www.amenidadesdekelly.blogspot.com
TAMBÉM ADORO PÃO PRETO E GOSTEI MUITO DESSE ESTA UMA MARAVILHA.
ReplyDeleteBJ
Seu pão ficou com um aspecto muito macio. Deve estar delicioso.
ReplyDeleteUm abraço, Fabiana.
http://sabornoprato.blogspot.com
Uau!!! Esse pão ficou com um aspeto MARAVILHOSO!!! Parece fofo e úmido... ADOREI!!!
ReplyDeleteGrande beijo, Irene
Lindo pão deve ser mt saboroso!
ReplyDeleteBjs
Tati, adorei seu pão :)
ReplyDeleteAdoro pães escuros, com farinha de centeio.
Adorei o cacau e a alcaravia.
Vou ter de fazer e provar :)
Um beijinho.
Amiga querida
ReplyDeleteTambém adoro pão preto, pois além de muito saboroso, tenho a sensação de comer algo saudável, então como sem culpa!
Por aqui não tem melado de cana e eu adoro, comia a colheradas quando morava no Brasil! Não conheço alcaravia, mas fiquei curiosa!
Quanto ao comentário deixado no blog, quero agradecê-la e dizer que também sempre achei que blog serve para me dar prazer e me distrair, mas começou a pesar-me muito!
Agora que dei um tempo, comecei a ver que estava deixando muito da minha vida para dedicar-me a ele e que o farei somente quando meu tempo permitir!
Você é muito especial para mim.
Bjo grande
Léia
Olá Tati, passei para lhe desejar um Bom Ano e para lhe mostrar o meu pãozinho inspirado no seu! Adorei! Obrigado pela receita :)
ReplyDeletehttp://ananasehortela.blogspot.pt/2013/01/pao-escuro-com-alcaravia.html
Beijinhos.