9.2.12

galette de cebola caramelada, abóbora e gorgonzola


Ultimamente garrei amor na abóbora. Passei a vida inteira sem nunca ter experimentado (abobrinha italiana não conta) e sem nenhum motivo para isso, e agora que eu descobri quero provar de todos os jeitos. Marido não agüenta mais ver abóbora por aqui toda semana - claro que ele não é obrigado a acompanhar minhas obsessões alimentares. E continuando na onda dos experimentos, assim que bati o olho nessa galette fiquei doida para fazer, a lista de ingredientes parecia promissora e a combinação dos sabores só podia resultar em algo delicioso. Numa próxima vez trocaria o tipo de queijo, achei que o gorgonzola encobriu os outros sabores. A receita veio do Fast, Fresh and Simple.
E por falar em Donna Hay, eu quase nunca vejo televisão, descobri só nesta semana que o FoxLife está passando o programa dela, ainda não vi - passa hoje às 23h.

massa:
225g farinha de trigo
125g manteiga, gelada e cortada em cubinhos
3 gemas
1 colher (sopa) água - ou mais, se necessário

recheio:
¾ xícara cebola caramelada
150g queijo gorgonzola
450g abóbora cortada em cubos de 2cm
sal, pimenta
12 folhas de sálvia (usei manjericão)

Comece pela massa. Coloque no processador a farinha e manteiga e pulse até formar uma farofa úmida. Com o processador ligado, coloque as gemas, uma a uma, e a água gelada, até formar uma massa homogênea. Amasse algumas vezes,  com as mãos forme um disco, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 30min.
Arrume a abóbora numa assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC, até ficar quase macia, mas ainda um pouco resistente ao garfo. Retire do forno e deixe esfriar.
Enquanto isso, prepare a cebola caramelada. Aqueça um fio de óleo numa panela. Corte uma cebola grande em rodelas e coloque na panela, mexa para o óleo encobrir a cebola. Adicione uma colher de chá de açúcar mascavo e um tiquinho de molho shoyu (para equilibrar os sabores), mexa bem e deixe cozinhar em fogo baixo até ficar macia. Se começar a queimar na panela, coloque um pouquinho de água. Retire da panela e deixe esfriar.
Divida a massa em duas partes, a abra com um rolo formando uma círculo até ficar com pouco mais de 0,5cm de espessura. A massa é bem chata para abrir, embora deliciosa, por isso achei mais fácil colocá-la dentro de um saco plástico e abrir assim, não grudou do plástico e nem quebrou. Coloque os discos de massa sobre uma assadeira forrada com papel manteiga.
Espalhe a cebola pelas massas, deixando uns 5cm longe das bordas, por cima distribua o gorgonzola em pedaços, em seguida espalhe as abóboras, tempere com sal e pimenta moída na hora. coloque as folhas de sálvia. Feche a galette sobrando a massa por cima do recheio. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 25min ou até a massa dourar.
Serve 2 porções. Fiz 2/3 da receita acima, montei 1 galette - e comi sozinha em 2 refeições.