24.11.11

dadinho de amendoim


Doces com amendoim sempre foram meus favoritos na infância: paçoca, pé-de-moleque e dadinho. Tempos atrás até pegava alguns dadinhos para facilitar o troco nas vendinhas por aí. Até que desisti: doce de infância merece ter a memória preservada e não ser profanado por essas porcarias cheias de gordura que grudam nos dentes e não têm sabor algum de amendoim!
Aí eu preparei os brownies com manteiga de amedoim, e o sabor do doce reacendeu minhas memórias - e as lombrigas também. Fiquei com idéia fixa de preparar o docinho, achei uma receita que parecia bem razoável e fui preparar. Olha, o doce dá um certo trabalhinho, fiquei na dúvida de qual o ponto era para processar as castanhas e não tenho certeza se ficou mais mole do que deveria. Só sei que ficou muito gostoso. Não é o dadinho'80s e definitivamente não é parecido com o atual. É um outro doce muito, muito bom que desmancha na boca e doce na medida, fica bom geladinho e melhor ainda depois de alguns dias.
A receita encontrei aqui. No modo de preparo coloquei minhas modificações.

1½ xícara amendoim moído
½ xícara castanha-do-caju moída (usei sem sal)
½ xícara açúcar 
1 colher (sopa) manteiga
pitada de sal
4 colheres (sopa) açúcar de confeiteiro

Passe pelo processador o amendoim e a castanha-do-caju até formar ficar fininha - se preferir utilize-as já na forma de farinha. Coloque o amendoim, castanha-do-caju, açúcar, mateiga e sal no processador, até formar uma pasta. Em seguida coloque numa panela, em fogo baixo e mexa a massa até desgrudar do fundo da panela. Eu processei tudo até ficar uma massa granulosa, coloquei na panela, quando a massa ficou quente, voltei para o processador e a massa virou uma pasta rapidamente, pois ajudou a soltar os óleos das castanhas. Coloque num prato fundo e leve à geladeira por 30min, ou até amornar. Adicione o açúcar de confeiteiro aos poucos e vá incorporando à massa, vai ajudar a ficar mais seco. Molde os dadinhos com as mãos - eu preferi colocar a massa sobre papel manteiga, moldar com as mãos um quadrado de 2cm de altura e depois de frio cortei os cubinhos com uma faca.
rendimento: consegui uns 60 dadinhos.