20.10.11

torta de tomate


Quando eu era criança, era também muito chatinha para comer, não gostava disso, daquilo. Havia um pequeno grupo de alimentos que gostava e não queria me aventurar por outros sabores. Mas uma das coisas boas de crescer é mudar de idéia, expandir horizontes e aumentar o repertório de gostos - não só os alimentares. Aqui entra o tomate, que se tornou um gosto adquirido: primeiro me limitava a colocar uma rodela no meio do sanduíche, aos poucos já admitia tê-lo na salada e hoje fico bem satisfeita com uma tigela de tomates picados com um pouco de sal.
Esta torta, à primeira vista, me pareceu uma pizza feita com patê brisée, no entanto tem todo o jeitão de torta. Aqui usei o queijo fontina, sugerido na receita, porque não conhecia e queria experimentar, mas creio que todo queijo que derrete fácil deve combinar na torta. Receita da dona Martha.

massa:
1¼ xícara farinha de trigo
½ colher (chá) sal
100g manteiga, gelada e cortada em pedacinhos
30ml (2 colheres de sopa) água gelada

recheio:
1 cabeça de alho
3 colheres (sopa) azeite
¾ xícara (85g) queijo fontina, ralado no ralo grosso
4 tomates médios, bem maduros e ainda firmes, cortados em rodelas
folhas de manjericão (coloquei salsinha)

Aqueça o forno a 180ºC. Coloque a cabeça de alho sobre uma folha de papel alumínio, despeje uma colher de sopa de azeite e embrulhe o alho no papel. Coloque sobre uma assadeira e leve ao forno por 45min, ou até ficar macio quando espetado com uma faca. Retire do embrulho e amasse os dentes de alho com um garfo, descarte as cascas, e reserve.
Prepare a massa. Na tigela do processador coloque a farinha, sal e manteiga, pulse até formar uma farofa úmida. Adicione a água aos pouquinhos, até que uma massa de forme, não processe demais, e pode ser necessário mais água, ou menos também. Coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada e amasse algumas vezes, só até ficar homogênea. Abra a massa com um rolo e cubra-a uma forma redonda de 25cm*, fure a massa com um garfo e leve ao freezer por 30min.
Espalhe o alho amassado sobre a massa, cobrindo toda a superfície. Em seguida espalhe ½ xícara do queijo ralado, e disponha as rodelas de tomate, uma sobre a outra, formando uma espiral. Salpique o sal (usei sal grosso moído) e pimenta, espalhe o restante do queijo e o azeite. Leve ao forno já pré-aquecido a 200ºC por 40-50min, ou até que a massa esteja dourada e o queijo derretido. Aguarde 20min para esfriar, sirva morno.
* fiz dois terços da receita, coloquei numa forma de 20cm e a quantidade da massa foi suficiente.