22.9.11

friands de cacau e avelãs


De vez em quando eu entro numas de estocar comida como se fosse morar num bunker e lá passarei os próximos 3 anos (!). Em casa somos dois, marido faz apenas uma refeição por dia, às vezes nenhuma. Então, fica muita comida guardada, o freezer é lotado sempre, no armário da despensa só falta cair coisas pelo chão - a geladeira é exceção porque é por onde começo a varredura. Felizmente essa loucurinha por comprar muita comida é esporádica, senão desperdício seria comum. Aí me vejo com um monte de ingredientes (raramente compro alimentos processados) comprados sem nenhum planejamento. Aqui que entra um pacote de avelãs adquirido por impulso, usei uma parte neste bolo, no brownie e agora as avelãs tiveram um fim digno nos friands.
Ah, a receita eu copiei há muito tempo de algum lugar da internet, foi direto pro papel traduzido, então fico devendo a fonte dessa vez.

200g avelãs
185g manteiga, derretida e fria
6 claras
155g farinha de trigo
30g cacau em pó
250g açúcar de confeiteiro



Pré-aqueça o forno a 200ºC. Toste as avelãs no forno por uns 8-10min, depois envolva num pano e esfregue vigorosamente para retirar a pele, em seguida, triture-as no processador e reserve. Numa tigela grande bata as claras, não precisa deixar muito firme, apenas espumosa. Noutra tigela peneire a farinha, cacau em pó e açúcar de confeiteiro. Por último coloque as avelãs moídas. Adicione esta mistura seca às claras, misture bem e então coloque a manteiga derretida e mexa bem. Coloque a massa em forminhas previamente untadas e polvilhadas com farinha, enchendo até ¾ da capacidade das forminhas. Leve ao forno por 20-25min, ou até um palito sair seco. Deixe esfriar bem sobre gradinha antes de desenformar.
Fiz meia receita acima e obtive 6 bolinhos, minhas forminhas têm capacidade para 1/3 xícara.