16.6.11

torta brûlée de tangerina


Eu sou aquela pessoa que vive fazendo listas e pedurando na geladeira! Listas de compras, lista de tarefas... e nem é porque sou organizada ou metódica ou as duas coisas juntas, é porque minha memória é péssima mesmo! E claro que há também a lista de receitas que quero fazer, testar, experimentar, etc. Quando eu fiz estas tortinhas decidi que incluiria mais tortas na minha lista de receitas, pelo menos uma por mês, talvez, quem sabe.
Mas antes dessa resolução, já fiquei de olho grande nessa torta, e cismei que tinha que ser de tangerina, nenhuma outra fruta cítrica poderia substituir. Então, fiquei a esperar pacientemente a época das tangerinas aparecerem nas barracas da feira. Valeu a pena a espera! Curd de tangerina não fica tão azedinha quanto de limão ou maracujá, mesmo assim fica bem saborosa. A receita peguei aqui.
Ah, um problema que eu tenho com tortas é que depois de algumas horas a massa já fica molenga, perde a crocância. Isso não aconteceu com esta massa, mesmo no dia seguinte, guardada na geladeira, a massa ainda se conservava crocante. Foi a primeira vez que fiz, mas acho que vale experimentar, quem sabe esta receita resolveu meu problema com tortas...

massa:
200g farinha de trigo
1 colher (chá) fermento em pó
pitada de sal
125g manteiga, gelada
125ml leite gelado
1 colher (chá) vinagre de vinho branco (usei de maçã)

recheio:
125ml suco de tangerina
raspas de 1 tangerina
suco de ½ limão tahiti
100g açúcar
80g manteiga sem sal
2 ovos + 2 gemas
1/3 xícara açúcar - para queimar


Comece pela massa. Na tigela do processador peneire a farinha, fermento e sal, acrescente a manteiga cortada em pedacinhos e pulse até formar uma farofinha. À parte misture o leite com o vinagre e adicione à farofinha, mantendo o processador ligado, até formar uma massa homogênea. Evite processar muito a massa, assim ficará mais crocante. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 20min. Pré-aqueça o forno a 180ºC, unte com manteiga uma forma redonda de 23cm*. Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada, com 0,5cm de espessura. Forre a forma com a massa, coloque uma folha de papel alumínio sobre a massa, e por cima espalhe feijões crus - isso fará peso sobre a massa e não vai deixá-la estufar enquanto assa. Leve ao forno por 15-20min, ou até ficar levemente dourada. Retire o papel e os feijões, deixe esfriar enquanto prepara a curd de tangerina.
Numa panelinha coloque o suco de tangerina e de limão, as raspas, açúcar a manteiga. Leve ao fogo baixo, somente até a manteiga derreter e o açúcar dissolver. Numa tigela média, coloque os ovos + gemas e misture com um garfo. Quando a mistura aquecer, despeje lentamente sobre os ovos, sem parar de mexer. Coloque tudo de volta na panela, mantendo em fogo baixo e mexendo sempre, até engrossar e cobrir as costas de uma colher de pau. Coloque a curd imediatamente sobre a massa pré-assada, passando por uma peneira para descartar as raspas. Alise com uma espátula para uniformizar o recheio e retorne ao forno por mais 5min, ou até o recheio ficar firme no topo - sinta com o dedo no centro da forma, se o dedo não grudar está pronto. Deixe esfriar, espalhe o açúcar por cima e queime com um maçarico (também pode usar o grill do forno), espere esfriar um pouquinho e sirva.
* fiz 2/3 da receita da massa e coloquei numa forma redonda de 20cm, já o recheio fiz exatamente a receita acima e foi a quantidade correta para rechear a torta.