10.3.11

torta de maçãs da normandia


Carnaval foi super tranquilo. Muita, muita preguiça, ainda mais com o friozinho que fez, quase não fiquei na cozinha. Exceto para fazer esta torta de maçãs, pedido do marido, que comeu alguma carne assada em restaurante e como acompanhamento vinha purê de maçãs, ele me pediu que reproduzisse o purê em casa. Bem mais fácil que imaginava, e a aromatização com baunilha foi perfeita. A torta é bem simples de fazer, a decoração com as maçãs dá um charme. Ah, a torta demanda mais ou menos 8 maçãs, fiquei com dó de jogar fora aquele monte de cascas, aproveitei e fiz esta geléia, fica bem boa, viu! A receita da torta é deste livro.

massa:
1 ½ xícara farinha de trigo
½ xícara açúcar de confeiteiro
pitada de sal
135g manteiga sem sal, gelada
1 gema, ligeiramente batida

purê de maçã (applesauce):
1kg de maçãs (cerca de 6 médias), usei a Gala
¼ xícara água
1 colher (sopa) açúcar mascavo - aperte para medir
1-4 colheres (sopa) açúcar (opcional)
1 colher (chá) baunilha (opcional)

cobertura:
2 maçãs, descascadas e cortadas em fatia finas, formato de meia-lua
1 ovo batido (usei a clara que sobrou da massa)
1 colher (chá) água

Comece pela massa. No processador coloque a farinha, açúcar de confeiteiro e sal, pulse para combinar. Coloque a manteiga cortada em pedacinhos e pulse até formar uma massa granulosa. Aos poucos coloque a gema e deixe o aparelho ligado até formar uma massa. Retire do processador, e sove a massa algumas vezes, até ficar homogêneo. Unte uma forma redonda de 23cm, e pressione a massa na forma, até forrar tudo. Leve ao freezer por 30min, no mínimo. Coloque uma folha de papel alumínio por cima da forma e espalhe feijões crus, para fazer peso. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, por 25min, não deixe dourar muito, pois a massa voltará ao forno. Deixe esfriar numa gradinha antes de colocar o recheio.
Enquanto a massa esfria, prepare o purê de maçã. Descasque as maçãs, retire o miolo e corte em cubos. Coloque numa panela grande, junto com a água e o açúcar mascavo. Deixe cozinhar por 20 a 30min, mexa de vez em quando. Quando a maçã estiver bem mole, retire do fogo, passe por uma peneira, amassando bem. Se quiser, adicione açúcar refinado e baunilha. Misture de volta o suco e a polpa, se ainda restar muita água, volte tudo para a panela e cozinhe por mais um tempo, até ficar mais encorpado. Retire do fogo, deixe esfriar. O purê dura por até 4 dias tampado, na geladeira.
Quando a massa estiver fria, espalhe o purê de maçã e nivele bem. Por cima coloque as fatias de maçã, formando círculos. Pincele com o ovo batido - eu salpiquei um pouquinho de açúcar, para dar uma cor, já que usei apenas a clara. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC, por 50min, ou até dourar. Sirva morno.