20.1.11

crumble de chocolate branco com manga e limão


Eu sei, é época de mangas e elas estão incrivelmente doces, a ponto de parecer um disparate comê-las de outra forma que não in natura. Mas estava desde o ano passado de olho neste crumble e só vejo mangas bonitas nesta época do ano. Achei um pouco docinho demais, embora o limão dê uma quebrada no doce, e por mais modesta que seja a pitada de cravo em pó, faz toda a diferença! Gostei muito, acho que ficaria bom mesmo sem a mistura de creme de leite e chocolate. Receita deste livro.

farofinha:
50g farinha de trigo
50g manteiga, temperatura ambiente
50g açúcar
50g amêndoas moídas
pitada de sal

recheio:
4 mangas grandes e maduras
suco de 2 limões e raspas de 1
40g açúcar demerara
180g chocolate branco
150ml creme de leite
pitada de cravo em pó

Comece pela farofinha. Numa tigela misture farinha, açúcar, amêndoas e sal, coloque a manteiga cortada em pedacinhos, e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa. Leve à geladeira por 1h. Passado o tempo, espalhe a farofinha numa assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 170ºC por 15min, ou até dourar. Mexa com uma colher na metade do tempo, para dourar por igual. 
Para o recheio, descasque e corte as mangas em cubos grandes. Aqueça em fogo alto uma frigideira anti-aderente, coloque as mangas e regue com suco de limão, adicione metade das raspas e o açúcar. Deixe cozinhar por 4min, mexendo de vez em quando. Coloque em tigela refratária, naquela que será usada para servir. 
Aqueça o creme de leite, quando abrir fervura, retire do fogo e misture o chocolate branco picadinho, mexa até o chocolate derreter. Acrescente o restante das raspas e a pitada de cravo em pó, misture tudo e despeje por cima das mangas.
Por cima de tudo, coloque a farofinha, espalhando bem. Sirva morno.
Rende: 6 porções. Fiz metade da receita da farofinha e 1/3 do recheio, rendeu 2 porções generosas em tigelinhas com capacidade para 1 xícara.