21.10.10

galette de batata, cebola e gruyère


Fiquei um tempão de olho nesta galette, no livro tem uma foto tão bonita dela, que sempre me deixava com vontade, afinal, tem tudo o que eu gosto e não poderia dar muito errado. Exceto pela massa. Esta massa é  farelenta quando crua e quebradiça depois de assada, no entanto, fica muito saborosa. Não tentem fazer como eu, que para apressar o almoço coloquei a massa no freezer, quando deveria ficar na geladeira, resultado: quando fui levantar as bordas a massa quebrou (que óbvio!), tentei "colar" com o ovo na hora de pincelar. Mas apesar da minha trapalhada, a galette ficou bem saborosa. Receita deste livro.

massa:
100g manteiga, gelada
3 a 4 colheres (sopa) água gelada
1 ¼ xícara farinha de trigo
¼ colher (chá) sal

recheio:
1½ colher (sopa) azeite + 1 colher (sopa) para finalizar
1 cebola grande, finamente fatiada
½ colher (chá) de tomilho ou alecrim frescos (usei tomilho seco)
¼ colher (chá) sal
pimenta-do-reino a gosto
100g queijo gruyère, grosseiramente picado
2 batatas grandes - cerca de 450g, lavadas e cortadas em fatias finas de 0,5cm
1 ovo, ligeiramente batido



Corte a manteiga em cubinhos, coloque num prato e leve ao freezer por pelo menos 20 min. Na tigela do processador de alimentos, coloque a farinha e sal, processe por 10seg até combinar bem. Adicione a manteiga e pulse 6 a 10 vezes, até a mistura apresentar pedacinhos bem pequenos de manteiga. Retire do processador e adicione a água aos poucos, vá amassando com as mãos até que a massa fique unida, mas ainda alguns farelos irão se espalhar: este é o ponto da massa. Amasse mais um pouco, umas 6 vezes, não amasse demais. Abra a massa com um rolo, formando um círculo de aproximadamente 30cm, coloque sobre uma assadeira (eu forrei a assadeira com papel alumínio, facilita para retirar a galette da assadeira depois de pronta) e leve à geladeira por 1 hora. Enquanto isso prepare o recheio.

Numa panela aqueça 1 ½ colher (sopa) de azeite, adicione a cebola e deixe cozinhar por 8-10min, mexendo de vez em quando, até a cebola murchar e ficar douradinha, mantenha o fogo baixo, misture sal, pimenta e tomilho, mexa bem. Deixe esfriar. Depois de frio, numa tigela grande, misture a cebola, batata e o queijo, regue com mais azeite, se for necessário coloque mais sal e pimenta.

Retire a massa da geladeira, coloque o recheio por sobre o centro da massa. Levante as bordas da massa, uns 3-4cm, e dobre para dentro. Tente "empurrar" o recheio para dentro das bordas, se não estiver bem espalhado. Pincele o ovo batido na borda da massa, e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC, por 45-50min, ou até a massa dourar e as batatas ficarem macias - teste com uma faca. Deixe esfriar por 5-10min antes de servir.