5.8.10

brigadeiro de chocolate branco com limão siciliano


Não posso dizer que sou louca por brigadeiros, ou que uma panela de brigadeiro de colher é comfort food. Ao contrário, faz muito tempo que brigadeiro deixou de ser meu doce preferido, nas festinhas de criança se há cajuzinho de amendoim é com ele que eu fico. Mas aí eu tive vontade de fazer estes docinhos, enquanto mexia o doce na panela me dei conta que a última vez que preparei brigadeiros foi o ano passado e era encomenda. Bom, já tinha visto algumas receitas do docinho que misturavam chocolate branco com limão siciliano, é uma combinação realmente deliciosa. Testei outros ingredientes para enrolar, e não deram muito certo; usar açúcar aromatizado com a raspa do limão foi a melhor adaptação, pois além do sabor, fica úmido.
Ah, o blog entrará num breve recesso, dia 19 eu voltarei - isso é uma promessa e uma ameaça! rs.

brigadeiro:
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) manteiga
70g chocolate branco, picado
2 colheres (sopa) suco de limão siciliano

para enrolar:
¼ xícara açúcar
1 colher (chá) raspas de limão

Para o brigadeiro, coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo, mexa de vez em quando até o chocolate e a manteiga derreterem. Quando começar a ferver, deixe em fogo brando e mexa sempre, até a mistura engrossar e se desprender do fundo da panela - pode demorar mais tempo para dar o ponto. Coloque num prato untado e deixe esfriar completamente, de um dia para o outro.
Para enrolar, misture o açúcar e as raspas e esfregue com as pontas dos dedos até o açúcar ficar bem aromático. Faça bolinhas com a massa, passe pelo açúcar e coloque em forminhas.
rendimento: cerca de 50 brigadeiros pequenos.