6.7.10

muffins de chocolate e passas ao rum


Gostei muito destes muffins, fica bem fofinho e pouco doce, sem contar que faz tempo que não preparava nenhum muffin. A receita  é do Pecado da Gula, e fiz algumas substituições com base nas observações da Akemi. Mesmo com meia receita, consegui uma dúzia de muffins - pra mim é bastante - então coloco a receita pela metade com as minhas adaptações.

85g passas escuras
¼ xícara rum escuro
1 ¼ xícara farinha de trigo com fermento*
25g chocolate em pó
60g açúcar refinado
60g açúcar mascavo
75g gotas de chocolate meio-amargo
60g manteiga, derretida
125ml iogurte integral
1 ovo

Coloque a passa e o rum para macerar, de preferência de um dia para outro. Numa tigela média misture a manteiga, iogurte e ovo. Numa tigela grande peneire e misture a farinha, chocolate em pó e os açúcares. Coloque as gotas de chocolate. Na mistura de líquidos, adicione as passas com o rum. Combine as duas misturas, mexendo somente para incorporar tudo, não bata demais. Coloque a massa em forminhas, até encher ¾ da capacidade das forminhas. Leve ao forno pré-aquecido a 190ºC, por 20min, ou até o palito sair seco.
rendimento: 12 muffins, em forminhas com capacidade para 1/3 xícara.
*para 1 xícara de farinha de trigo, coloque 1 colher (chá) fermento em pó, ¼ colher (chá) bicarbonato de sódio e ¼ colher (chá) sal.