15.5.10

sequilho - blogagem coletiva


Estes biscoitinhos foram preparados especialmente para participar da blogagem coletiva, iniciativa super bacana da Flavia, do Arte na Cozinha, em virtude do Dia Internacional do Celíaco, que é hoje. Até 2007 eu não tinha a menor idéia do que era a doença - intolerância a glúten - até que minha mãe, já na terceira idade, começou a apresentar sintomas, principalmente uma diarréia initerrupta, o que levou a perda de peso, anemia, por não absorver os nutrientes ingeridos. A parte mais difícil foi fazer o diagnóstico, vários médicos, inúmeros exames, meses de espera, pelo tanto de médicos consultados sou levada a crer que muitos não estão aptos para diagnosticar esta doença em adultos. Já diagnosticada e com o organismo debilitado, ela passou um tempo por supervisão de uma nutricionista para reequilibrar a dieta e ajustar a sua nova realidade.
A receita destes sequilhos veio da minha avó, lembro que ela moldava os biscoitinhos em formato de coração, e ela fazia na mão e ficava bastante perfeito. A receita original leva 1 xícara de araruta e 2 xícaras de polvilho, mas faz tempo que não encontro araruta para vender em SP - já procurei até na zona cerealista e ainda não encontrei. Ah, estes biscoitinhos eu também preparei substituindo a farinha de trigo por farinha de arroz crua, e ficaram muito bons.

sequilhos
3 xícaras polvilho doce
1 xícara açúcar
2 ovos
2 colheres (sopa) cheias de manteiga, temperatura ambiente

Misture todos os ingredientes até ficar uma massa lisa, demora um pouquinho. Molde os biscoitinhos de acordo com sua preferência, leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, em assadeira - eu forro com papel alumínio, até dourar. Deixe esfriar e guarde em pote hermético.