15.4.10

biscoitinhos de coco recheados com curd de maracujá


Pensei em não postar estes biscoitinhos porque as fotos ficaram muito feias, houve uma seqüência de fotos com o recheio escorrendo, parecia stop motion involuntário; tentei até colocar no freezer para ver se firmava, mas derramou do mesmo jeito. Apesar da foto ruim, os biscoitinhos são deliciosos, um dos melhores que provei, mesmo sem a curd, aliás, esse recheio é tão bom dá que vontade comer às colheradas, para quem gosta de sabores mais azedinhos é ótimo. Receita deste livro.

curd:
½ xícara suco de maracujá (1 maracujá grande, passado na peneira)
1 ½ colher (sopa) suco de limão
½ xícara açúcar granulado
pitada de sal
2 colheres (sopa) amido de milho
4 gemas, ligeiramente batidas
4 colheres (sopa) manteiga, gelada, cortada em cubinhos

biscoitinhos:
½ xícara farinha de trigo
½ colher (chá) fermento em pó
1/8 colher (chá) sal
4 colheres (sopa) manteiga, temperatura ambiente
1 xícara açúcar granulado
1 ovo grande
½ colher (chá) baunilha
1 ½ xícara coco ralado, sem adição de açúcar

Faça primeiro a curd. Leve para aquecer em fogo médio o maracujá, limão, açúcar, sal e amido de milho. Lentamente coloque as gemas. Deixe cozinhar, mexendo sem parar, até engrossar e a mistura cobrir as costas de uma colher de pau. Retire do fogo, adicione a manteiga e mexa até derreter tudo. Coloque numa tigela, passando por uma peneira, cubra com filme plástico, deixe-o grudado na curd. Leve à geladeira no mínimo por 2 horas, ou de um dia para o outro.
Para os biscoitinhos, misture a farinha, fermento e sal. Reserve. Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar, em velocidade média, até ficar esbranquiçado e fofo (cerca de 2min), misture o ovo e baunilha. Reduza para velocidade baixa. Gradualmente coloque a mistura de farinha, e por último o coco ralado. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Com a massa, faça dois discos, envolva em filme plástico filme e leve à geladeira por 30min. Passado esse tempo, a receita sugere abrir a massa com um rolo, numa espessura de 0,5cm e usar cortadores redondos de 3cm para cortar os biscoitinhos, eu achei a massa muito quebradiça para abrir e preferi moldar os biscoitinhos na mão, fazendo bolinhas e em seguida achatando em pequenos discos. Coloque os biscoitinhos em assadeira forrada com papel manteiga e leve ao freezer por 15min, coloque no forno, e asse até dourar. Depois de frios, coloque o recheio sobre um biscoitinho e cubra com outro biscoitinho. Polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir. Os biscoitinhos sem recheio duram até uma semana em pote hermético.
rendimento: cerca de 3 dúzias, fiz meia receita, e rendeu 11 biscoitinhos recheados, a quantidade de curd é na medida.